Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2016 - 05:33

Proteção cambial mantém alta em 2015

Termo de Moeda movimenta US$ 390,5 bilhões no ano.

São Paulo—Diante do cenário de alta volatilidade do dólar, as companhias brasileiras buscaram, em 2015, mais proteção contra oscilações cambiais. O incremento do uso do Contrato a Termo de Moedas - uma modalidade de derivativo de balcão registrada na Cetip que é a mais utilizada por empresas importadoras e exportadoras para travar a posição cambial – ilustra isso. O volume financeiro de contratações deste instrumento por empresas não financeiras atingiu USD 390,5 bilhões se manteve estável em relação a 2014, ano também volátil em que foi atingida a marca de USD 399,5 bilhões, o recorde de utilização do instrumento.

“Se retroagirmos um pouco mais, vemos que o movimento se intensificou no final de 2013, cresceu em 2014 e se mantém em 2015”, comenta Fabio Zenaro, superintendente de Produtos da Cetip. Em 2013, foram contratados USD 290 bilhões em Termo de Moedas pelas empresas. “O que temos muito agora é renovação, ou seja, as empresas recompõem posições, até porque os contratos não são muito longos”, diz Zenaro.

O prazo médio das operações, segundo o superintendente da Cetip, tem girado em torno de 30 a 90 dias, podendo chegar a 180 dias, ou mais, em alguns casos. “Isso dificilmente muda porque fica caro para o comprador de dólar fazer hedge por períodos mais longos, o custo sobe muito por conta do diferencial de juros das duas moedas (reais e dólares).”

Perfil—A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

Mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira