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12/01/2016 - 05:49

Autoatendimento é o caminho do futuro no Brasil

Os passageiros aéreos brasileiros estão felizes em utilizar tecnologia durante toda a viagem e grande parte deles faz uso do autosserviço em seus smartphones, computadores pessoais e quiosques. Esses são os resultados da pesquisa da SITA, provedora global de serviços de TI para o transporte aéreo.

A pesquisa anual de passageiros da SITA —SITA Passenger IT Trends Survey 2015 — foi realizada em oito aeroportos internacionais no Brasil, que, juntos, administram 62% de todo o tráfego de viajantes do país. O levantamento revela que os passageiros brasileiros são muito positivos com o uso da tecnologia de autoatendimento.

Quando se trata do check-in, 80% dos passageiros no Brasil demonstram otimismo ao realizar o check-in online e 76% ao utilizar os quiosques de autoatendimento. Quando realizam check-in no balcão da companhia aérea, 65% relatam emoções positivas.

Mais da metade dos passageiros pesquisados ??realizam o check-in no guichê da companhia aérea, índice maior do que a média global de 43%. No entanto, a expectativa é de que esse hábito mude radicalmente. Quando perguntado sobre qual tecnologia utilizariam no próximo voo, o check-in com um agente aeroportuário foi escolhido por apenas 28%, com uma forte tendência para o uso de computadores pessoais (35%) e dispositivos móveis (24%).

Elbson Quadros, diretor senior de vendas da SITA no Brasil, afirma: "O aumento no número de passageiros coloca pressão sobre os serviços no aeroporto. No entanto, ao utilizar a tecnologia, como check-in via web ou através dos dispositivos móveis dos aeroportos e companhias aéreas, essa pressão pode ser reduzida. É encorajador ver que os passageiros aqui no Brasil estão felizes com os serviços de autoatendimento e, de fato, gostariam de utilizar mais. As companhias aéreas e aeroportos podem ter certeza de que a tecnologia de autosserviço, especialmente serviços móveis, deixará os viajantes mais felizes".

Embora quase três quartos dos passageiros brasileiros (72%) sintam emoções positivas em toda a experiência da viagem, a taxa é mais baixa do que a média global de 80%. Isso demonstra o desejo por novos serviços via web e dispositivos móveis. Os passageiros estão conectados, 83% carregam smartphones - superior à taxa de 23% da população mundial[1] - e eles querem utilizá-los quando viajam.

Alguns novos serviços apresentam grande apelo no Brasil: 83% dos entrevistados gostariam de receber atualizações sobre o voo em seus celulares, enquanto 72% querem informações sobre a retirada da bagagem. Essa é uma clara oportunidade para companhias aéreas e aeroportos para melhorar a experiência do passageiro, fornecendo informações diretamente para os celulares dos viajantes.

A pesquisa, também, mostra que mais passageiros realizam check-in das bagagens nos guichês dos aeroportos brasileiros do que em outras partes do mundo. Nessa etapa da jornada aérea, novamente, existe o desejo de fazer uso do autosserviço. Hoje, 17% dos passageiros despacham suas próprias malas, entretanto, a taxa deverá subir para 35% durante o próximo ano.

Os passageiros pesquisados ??ficaram mais felizes durante o tempo de espera no aeroporto no intervalo entre a imigração e o embarque. Houve um pico de 93% de emoções positivas nessa fase da jornada, com 84% valorizando atividades de lazer e 83% de comer e beber, consideravelmente maior do que as médias mundiais. Essas estatísticas são animadoras para os aeroportos brasileiros que passaram para o modelo de concessionária e fornecem entretenimento de alta qualidade, bem como serviços de alimentação para os passageiros nesse ponto da viagem.

Perfil—A SITA é líder mundial em comunicações de transporte aéreo e soluções de TI. Propriedade da indústria, a SITA fornece soluções para as companhias aéreas, aeroportos, governos e GDS, a mais extensa rede de comunicações do mundo. Seu portfólio abrange todos os aspectos da indústria de comunicações globais gerenciados para passageiros, bagagem, voo e operações de aeronaves, gestão das fronteiras e ar-terra comunicações. Com presença em mais de mil aeroportos em todo o mundo, a SITA fornece um serviço exclusivo para seus 430 membros da indústria de transportes aéreos e 2.800 clientes em mais de 200 países. Em 2014, a SITA teve receita consolidada de US$ 1,7 bilhão.

As subsidiárias da SITA e joint ventures incluem SITA OnAir, CHAMP Cargosystems e Aviareto. Para mais informações, visite: www.sita.aero. mais de 200 países. Em 2014, a SITA teve receita consolidada de US$ 1,7 bilhão. | www.sita.aero.

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