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14/01/2016 - 08:31

Invista na sua marca, conte boas histórias!

No dia 11 de janeiro foi divulgado o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, que aponta crescimento de 7,3% do número de pedidos de falência em 2015. As micro e pequenas empresas lideraram o número de falências decretadas no ano passado com 580 de um total de 829.

De fato 2015 foi um ano desafiador para todo o mercado brasileiro e marcado pelo crescimento da inflação, alta do dólar, aumento do desemprego e baixa do consumo nas datas sazonais, consideradas primordiais para o varejo.

O que mais chama a atenção é a fragilidade das micro e pequenas empresas diante de cenários desafiadores e a prova disso são os números de falências decretadas pelos MPEs apresentados pelo Indicador da Serasa Experian.

O objetivo não é aprofundar a discussão nas questões administrativas de uma empresa e sim promover uma reflexão sobre a trajetória e possibilidades de encarar a crise de forma inovadora e estratégica.

Se o marketing já era importante antes, hoje é essencial para as empresas que desejam destacar-se e ganhar notoriedade dentro do competitivo mercado brasileiro.

De acordo com uma pesquisa da ComScore, o Brasil conta com 45% da população online que consome conteúdo via computador e dispositivos portáteis, como celulares e tablets. Além disso, o país é líder no tempo gasto nas redes sociais com média de 60% a mais que restante do planeta, são cerca de 650 horas por mês navegando nas redes sociais, 290 horas a mais do que em portais de notícias.

Diante de um consumidor heavy user de conteúdo online e redes sociais, é imprescindível a presença de uma marca no mundo do social media, afinal ser conhecido no bairro onde atua não é mais suficiente para sustentar o público-alvo.

Já dizia Philip Kotler, guru do marketing, que a criação da marca está totalmente ligada ao poder de contar uma boa história com excelência de detalhes.

Como sua marca tem contado a própria história?

Os blogs corporativos e as redes sociais, como Facebook, Linkedin, Twitter, Youtube e Instagram têm se mostrado ferramentas efetivas no compartilhamento de conteúdo relevante e consequentemente agregam valor à marca.

Tornar-se relevante e fonte de conteúdo para o seu público-alvo é uma estratégia assertiva para estar presente no dia a dia do consumidor e ser lembrado no momento de decisão da compra.

Pode parecer complexo, mas não é. De fato, a informação vende mais do que qualquer anúncio.

Veja algumas ferramentas da comunicação que são aliadas no posicionamento online:

Assessoria de Imprensa: instrumento da comunicação corporativa utilizada para construir a identidade e credibilidade de uma empresa mediante à imprensa e segmento de atuação. A assessoria de imprensa tem como principal objetivo fazer da marca notícia relevante para os veículos de comunicação e posicionar a empresa como especialista no mercado.

Blogs corporativos: inseridos dentro do site institucional da empresa, o blog tem como objetivo gerar conteúdo relevante ao público-alvo, a fim de estabelecer uma relação de proximidade e confiança com o consumidor, além de colocar-se como especialista no segmento e também melhorar o posicionamento orgânico da marca nos buscadores online com estratégias de SEO.

Gestão de redes sociais: as redes sociais ampliaram o poder de opinião dos consumidores, o que requer de uma marca estratégia de atendimento ao cliente, geração de conteúdo e ações a fim de estabelecer uma relação de confiança.

Estratégias assertivas de comunicação e marketing colocam a empresa à frente da concorrência, ajudam a driblar o cenário econômico e conquistar espaços tão disputados dentro do mercado nacional.

Invista na sua marca, conte boas histórias!

. Por: Thamiris Rezende, jornalista, especialista em gerenciamento de mídias sociais e diretora de comunicação da agência HUG Comunicação Corporativa.

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