Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2016 - 09:46

Com crise, empresas podem economizar no pagamento de tributos

Quem dá a dica é Bernardo Oliveira, diretor-executivo da Andersen Tax Brasil.

Em tempos de crise e inflação alta, economizar nos tributos pode ajudar as empresas a otimizar seus resultados. Há soluções legais que permitem a recuperação de tributos ou a diminuição de seu impacto nas atividades empresariais. Por exemplo, empesas que comercializam produtos sujeitos à substituição tributária, muitas vezes, são oneradas com dupla tributação de ICMS, pois pagam o ICMS-ST na compra das mercadorias e pagam novamente em caso de vendas para fora do estado – é o chamado fato gerador presumido e não realizado. A recuperação de parte desses valores pagos pode trazer ganhos significativos às empresas, que muitas vezes são deixados de lado por falta de controle ou até de conhecimento.

Também na esfera estadual, regimes especiais para diferimento do pagamento do ICMS devido na importação podem melhorar o fluxo de caixa de empresas, e isso vale também para pequenos importadores.

Para as empresas exportadoras, há dois tipos de benefício: um federal e um estadual (São Paulo). Na esfera federal, as empresas exportadoras podem recuperar parte de seus custos, recebendo valores da Receita Federal creditados diretamente em suas contas correntes. Já em âmbito estadual, os saldos credores de ICMS acumulado nos livros fiscais das empresas podem ser transformados em crédito acumulado e utilizados para pagamento de fornecedores, pagamento do ICMS devido na importação ou até mesmo transferido a terceiros.

Outra forma de recuperação de tributos que pode contribuir para a melhoria do fluxo de caixa das empresas é a análise dos créditos de Pis/Cofins passíveis de aproveitamento, especialmente agora que temos uma nova interpretação da jurisprudência sobre o tema. A constante revisão dos insumos e despesas que podem gerar crédito para as empresas do regime não cumulativo deve estar na agenda de qualquer administrador que busca resultados positivos.

Bernardo Oliveira, diretor-executivo da Andersen Tax Brasil está disponível para entrevistas, basta contatar a assessoria de

A Andersen Tax — Empresa de consultoria tributária com sede nos Estados Unidos e atuação em 43 cidades ao redor do mundo. Foi criada em 2002 por 25 ex parceiros da Andersen Consulting com o nome WTAS (Wealth & Tax Advisory Services). Em 2014 adquiriu o direito de uso do nome Andersen e passou a chamar-se Andersen Tax, uma firma membro da Andersen Global, que é formada por mais de 1.100 profissionais. No Brasil, a Andersen Tax atua desde agosto de 2015 .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira