Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2016 - 10:16

Fisioterapeuta destaca os benefícios da hidroterapia no tratamento de atletas lesionados

No mês em que comemoramos o Dia do Atleta (10/02) e o Dia do Esporte (19/02), aproveitamos que os holofotes estão voltados para o Brasil no ano olímpico para destacar a importância da prevenção de lesões para que os atletas inscritos possam representar suas nações com a saúde em dia. Com preparações pesadas e duras competições, os esportistas passam por constantes treinamentos para fortalecer a musculatura, evitando lesões e quedas que podem comprometer um ano inteiro de dedicação.

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, é uma ótima aliada desses profissionais neste período pré-olimpíada. Sendo uma atividade terapêutica, que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, a prática acelera a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com outras enfermidades, como: artrite, artrose e reumatismo, entre outros. Em casos de esportistas amadores ou profissionais, o tratamento é ideal para a recuperação de fraturas e pós-cirurgias ortopédicas, retirada de pontos, cicatrização ou formação do calo ósseo.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG), a principal vantagem da hidroterapia é o menor impacto sobre as articulações e a musculatura. “A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor. Na piscina é mais fácil executar alguns exercícios físicos que fora dela e isso se deve ao fato da sensação de peso reduzido quando o paciente é submerso em água. Outro diferencial é que o tratamento é realizado com a orientação e o acompanhamento constante do fisioterapeuta”, destaca o especialista.

A hidroterapia associada a outros tratamentos convencionais, de acordo com o fisioterapeuta, promove uma reabilitação muito mais rápida dos esportistas, uma vez que permite ao individuo manter a condição física e proceder à reabilitação específica do seu esporte.

“A fisioterapia aquática proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, reforça o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o estresse e é relaxante”, completa Rogério Celso. | www.facebook.com/fisiorhidroterapia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira