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22/02/2008 - 12:22

Satipel fecha 2007 com lucro líquido de R$ 46 milhões

Aquecimento do consumo de móveis no País aumenta receita bruta de vendas da companhia em 23,4%, alcançando R$ 575 milhões no ano passado

São Paulo, 21 de fevereiro de 2008 – A Satipel Industrial (Bovespa: SATI3), líder do mercado brasileiro de painéis MDP (Medium Density Particleboard) encerrou o 2007 com um lucro líquido de R$ 46 milhões, montante que equivale a 11% da receita líquida da companhia. Somente no quarto trimestre, o lucro líquido atingiu R$ 20 milhões que corresponde a 16% da receita líquida.

A companhia foi especialmente beneficiada pelo crescimento da demanda por móveis populares porque tem foco na produção de MDP, que tornou-se o painel de madeira mais utilizado na fabricação de móveis populares. Já a linha de MDP Nu, destinado à produção de móveis de baixo custo produzidos por impressão direta, liderou o crescimento por categoria de produtos em 2007, com expansão de 44,1% em relação a 2006. Com a forte demanda pelo MDP Nu os preços tiveram acréscimo de 5% sobre os praticados no ano anterior e a evolução das vendas foi de 19,7%.

“O aquecimento do consumo de móveis induzido pelo aumento da massa salarial, oferta de crédito, somado à expansão imobiliária e redução da taxa de juros provocaram impacto positivo nos nossos resultados financeiros. Experimentamos um forte crescimento de produção e de vendas ao longo de 2007”, avalia Salo Seibel, presidente da Satipel.

O lucro bruto em 2007 foi de R$ 154,1 milhões, 60,5% acima do registrado em igual período do ano anterior (R$ 96 milhões). O aumento foi de R$ 24,8 milhões (92,7%) na comparação entre trimestres.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve aumento de 70% em 2007, se comparado ao mesmo período do ano anterior, fechando em R$127,5 milhões. No comparativo entre trimestres, este aumento foi de R$ 21,3 milhões ou 107,7%. O resultado é conseqüência do aumento do volume de vendas e preço dos produtos vendidos.

Ao longo de 2007, a Satipel investiu R$ 171,2 milhões no aumento de sua capacidade produtiva, ante os R$ 40,5 milhões feitos no ano anterior. Deste total, 44,2% foram aplicados na construção da fábrica de MDF (Medium Density Fiberboard), em Uberaba (MG), que segue rigorosamente o cronograma físico e financeiro proposto. Já a linha contínua de MDP que será instalada na nova fábrica de Taquari (RS) teve 50% do valor total pago em dezembro de 2007. A manutenção das florestas e fábricas respondeu por R$ 38,2 milhões do total de investimentos feitos pela companhia em 2007.

A receita operacional líquida cresceu 23,1% entre o final de 2006 e dezembro de 2007 puxada pelo maior volume de vendas e pelos reajustes de preços de venda que foram perfeitamente absorvidos pelo mercado. No quarto trimestre do ano passado, a expansão foi 31,6% em relação ao mesmo período de 2006.

Novo presidente executivo - Salo Davi Seibel, vai deixar o cargo, permanecendo como presidente de Conselho de Administração.

Em seu lugar na presidência da companhia, assumirá o engenheiro civil e administrador de empresas Plínio Musetti, que já era membro do Conselho da Satipel desde sua constituição, em 1998. Ele acaba de deixar a presidência da Vitopel, terceiro maior fabricante de BOPP (filmes de polipropileno biorientado) do mundo, cargo que ocupava desde 2005. Antes disso, sua trajetória profissional inclui a presidência da Elevadores Atlas de 1993 a 1999, período em que conduziu o bem-sucedido IPO (abertura de capital) da empresa (1996) e depois sua venda para a Schindler (1999). Com a fusão, Musetti permaneceu como presidente da nova empresa Atlas Schindler até 2002, quando se tornou o sócio responsável do fundo de private equity JP Morgan Partners, antes de ingressar na Vitopel.

A decisão de separar as funções de presidência executiva e presidência do Conselho de Administração foi ratificada na reunião do Conselho de Administração, na manhã desta quinta-feira, e vai ao encontro das melhores práticas de governança corporativa, que já faziam parte da cultura da Satipel dez anos antes do ingresso da companhia no Novo Mercado da Bovespa, ocorrido em setembro de 2007.

Com a mudança, a Satipel passa para um patamar ainda mais elevado de maturidade empresarial: a de diferenciar os titulares da presidência executiva e da presidência do Conselho de Administração, avançando fortemente em direção a uma governança da mais elevada qualidade.

A Satipel possui 78 mil hectares de florestas com pinus ou eucalipto integrados a seus complexos industriais, entre áreas próprias e arrendadas de terceiros, dos quais 85% estão em Minas Gerais, onde a Companhia é auto-suficiente em madeira, mesmo com a ampliação da capacidade prevista para 2008. No Sul, onde há ampla oferta de madeira, a Companhia compra de produtores locais para complementar a produção de suas florestas próprias, cuja área deve aumentar a partir de 2008.

Satipel Industrial S.A. é líder do mercado brasileiro de MDP (Medium Density Particleboard), com cerca de 26% de market share. A Companhia está presente no mercado brasileiro desde 1971 e seus produtos são vendidos em todo o País, principalmente, para fabricantes de grande e médio porte da indústria moveleira; e apresentou receita líquida de R$418,9 milhões, com margem de EBITDA Ajustado de 30,4% no ano de 2007.

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