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22/02/2008 - 12:24

Lojas Renner tem crescimento de 57,7% no lucro líquido de 2007, alcançando R$ 155,9 milhões

Receita Líquida do ano é de R$ 1,7 bilhão, 22,0% superior à de 2006, EBITDA (Geração Operacional de Caixa) chega a R$ 286 milhões, com crescimento de 55,1% e margem de 16,3%, resultado de Serviços Financeiros é 84,1% superior, com resultado de R$ 49,9 milhões, e a Companhia anuncia 15 novas lojas para 2008.

Uma das três maiores redes de lojas de departamento de vestuário no Brasil, a Lojas Renner (Bovespa: LREN3) registrou em 2007 um desempenho bastante positivo que consolida o processo de expansão pelo qual a Companhia vem passando desde a pulverização do capital, em junho/05.

O cenário macroeconômico favorável combinado com as melhorias operacionais, o ganho de escala decorrente da abertura de novas lojas e a consolidação dos Serviços Financeiros contribuíram para os bons resultados alcançados. Além disso, o processo de aumento gradual de produtividade das lojas recentemente inauguradas e o fortalecimento da marca e do conceito de Estilos de Vida também explicam a continuidade da trajetória de crescimento de Lojas Renner em 2007. No ano, a Companhia obteve Receita Líquida de R$ 1,7 bilhão, 22% superior à registrada em 2006, e crescimento de 8,5% nas vendas em mesmas lojas. O Lucro Líquido, no período, foi de R$ 155,9 milhões, representando um crescimento de 57,7% em relação a 2006.

A Margem Bruta aumentou de 45,6% para 46,2% no ano. O resultado positivo deveu-se às melhorias nos processos de compras e administração de estoques e também às temperaturas favoráveis ao longo de todo o ano.

Com o ganho de escala propiciado pelas 29 novas lojas, abertas nos últimos dois anos (sendo 14 em 2007), foi possível reduzir a participação das Despesas Operacionais sobre a Receita Líquida. As Despesas com Vendas representaram 23,7% da Receita Líquida, contra 24,9% em 2006, enquanto a participação das Despesas Gerais e Administrativas foi de 9,4%, contra 9,9% em 2006.

O período contou ainda com uma maior produtividade das lojas, com a Receita Líquida por m2 evoluindo de R$ 8.862 para R$ 9.326 (+5,2%).

O EBITDA (Geração Operacional de Caixa) alcançou o patamar de R$ 286 milhões, registrando um significativo crescimento de 55,1% em relação a 2006. A margem EBTIDA também atingiu seu nível mais elevado dos últimos anos, chegando a 16,3%, um crescimento de 3,5 pontos percentuais sobre o mesmo período do ano anterior.

No 4º trimestre de 2007, a Lojas Renner obteve uma Receita Líquida de R$ 601,7 milhões, correspondendo a um aumento de 18,7% em relação ao período equivalente de 2006. O desempenho da Companhia foi mais uma vez superior ao aumento da receita nominal do varejo de vestuário e calçados, que registrou crescimento anual de 14,7%, segundo dados do IBGE.

O EBITDA no trimestre foi de R$ 101,5 milhões, com crescimento de 45,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado permitiu uma evolução de 3,1 pontos percentuais na margem EBITDA, que atingiu o patamar de 16,9% no último trimestre de 2007. No 4º trimestre de 2007, a Companhia obteve Lucro Líquido de R$ 62,8 milhões, com crescimento de 56,7% em relação a igual período de 2006.

Serviços financeiros - Com crescimento de 84,1% e resultado de R$ 49,9 milhões em 2007, os Serviços Financeiros já representam 17,5% do EBITDA total da Companhia, contra uma participação de 14,7% no ano de 2006.

O desempenho positivo é atribuído à evolução dos novos Serviços Financeiros que incluem as vendas financiadas em 0+8 parcelas com encargos, a intermediação de empréstimos pessoais e à venda de Títulos de Capitalização, destacando-se o início da venda de Seguros nas lojas a partir de outubro/07.

A carteira de Empréstimos da Lojas Renner hoje soma R$ 85,9 milhões, incluindo os encargos, e a aceitação dos produtos de crédito, tanto no Saque Rápido quanto nos Empréstimos Pessoais, tem atingido as expectativas.

Ao fim de dezembro, a Companhia totalizou 12 milhões de cartões emitidos, com um ticket médio de R$ 107,12, registrando uma elevação de 3,2% em relação a 2006. Importante instrumento de fidelização de clientes, o Cartão Renner respondeu por 67,2% das vendas totais da Companhia em 2007.

No quarto trimestre do ano, o Resultado dos Serviços Financeiros foi positivo em R$ 3,9 milhões. O Cartão Renner respondeu por 65,7% das vendas do quarto trimestre, com elevação de 3,4% no ticket médio, que passou de R$ 112,69 para R$ 116,48 no último trimestre de 2007.

Atualmente, a Companhia opera os seguintes serviços financeiros: Condição de Pagamento em 0+8 parcelas com encargos, Empréstimos Pessoais, Títulos de Capitalização e Seguros.

Plano de expansão - Do investimento total de R$ 108,5 milhões, R$ 60 milhões foram investidos nas 14 lojas inauguradas ao longo ano. A Companhia totalizou 95 lojas em operação no país, com área de vendas equivalente a 203,5 mil metros quadrados, representando um incremento de 14,3% sobre o ano anterior.

Das 14 inaugurações realizadas durante o ano, sete aconteceram no quarto trimestre, com destaque para a entrada da Companhia no Estado da Paraíba. Com a abertura da loja de João Pessoa (PB), Lojas Renner atingiu a marca de 10 lojas na Região Nordeste e 95 unidades no Brasil. “Ingressamos na Região Norte e ampliamos nossa atuação no Nordeste, atingindo as expectativas da Companhia. Em apenas dois anos inauguramos 29 das 32 unidades previstas para o período entre 2006-2009. Este ano, daremos continuidade ao plano de expansão, com 15 novas aberturas de lojas”, afirma Sr. José Carlos Hruby, Diretor Administrativo e de Relações com Investidores da Companhia.

Para dar suporte à expansão, a Companhia adaptou sua estrutura logística e a cadeia de fornecedores. Entre as principais iniciativas, destaca-se a inauguração de um novo Centro de Distribuição na Cidade de Palhoça, grande Florianópolis (SC) em substituição à operação de Porto Alegre (RS) e a instalação de um CDA (Centro de Distribuição Avançado) dentro de um operador logístico parceiro, em Pernambuco. A gestão de estoques por cor, tamanho e mix de produtos de acordo com as diferentes características das lojas foi aprimorada com a utilização do Sistema Retek - desenvolvido pela Oracle - e com a implementação bem-sucedida do novo Warehouse Management System (WMS). A integração destas ferramentas tem favorecido a gestão dos estoques e o planejamento de compras, propiciado importantes melhorias nas margens.

O quadro de colaboradores foi ampliado, com a criação de mais de 1.400 novos postos de trabalho e a formação de 126 trainees, suportando a expansão da Companhia. Em dezembro, o número de colaboradores superou 9 mil, um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior. A consolidação da cultura e dos valores da Lojas Renner refletiu na conquista, pela sexta vez, de uma posição no ranking As Melhores Empresas para Você Trabalhar (Revistas Você S.A e Exame) e na menção da Companhia no Valor Carreira (publicação do jornal Valor Econômico), como uma das três melhores empresas em gestão de pessoas.

Governança corporativa -O ano de 2007 trouxe importantes conquistas também no que diz respeito à Governança Corporativa. Há 40 anos como empresa de capital aberto, em junho/07 a Lojas Renner celebrou seu segundo ano como Corporation, verificando-se, nos dois últimos anos, o constante empenho da Companhia em melhorar suas práticas de governança através de iniciativas como alterações no Estatuto Social para adequação ao regulamento do Novo Mercado, a formalização dos Regimentos Internos do Conselho de Administração, do Comitê de Remuneração e do Conselho Fiscal, além da implementação de alterações no Plano de Opções de Compra de Ações (POCA).

Mais recentemente, em outubro de 2007, a Lojas Renner recebeu do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o Prêmio IBGC de Governança Corporativa, na Categoria Inovação, devido à criação do “Manual para Participação de Acionistas em Assembléias”. Seguindo os padrões internacionais de Proxy Statement, o manual antecipa a todos os acionistas as questões a serem discutidas nas assembléias.

Em função do aumento gradual de liquidez de seu papel LREN3, a Companhia passou a integrar, em maio de 2007, as carteiras teóricas do Ibovespa e do IBRX-50, contribuindo para o aumento do número de acionistas, que passou de 2.669 em dezembro de 2006 para 9.991 em dezembro de 2007.

A partir do exercício social concluído em 31 de dezembro de 2007, a Companhia passará a divulgar suas informações financeiras no padrão contábil internacional, conforme novo regulamento do Novo Mercado da Bovespa. Os dados serão auditados de acordo com a legislação brasileira e então reconciliados conforme o padrão internacional IRFS (International Financial Reporting Standards).

Responsabilidade social - Em 2007, a Lojas Renner criou uma Gerência específica para a área de Responsabilidade Social e definiu a causa a ser apoiada pela Companhia: capacitação e geração de emprego para mulheres jovens de baixa renda.

Alinhado ao seu posicionamento de loja cúmplice da mulher moderna, o tema deverá direcionar as ações sociais da Companhia em 2008. A estruturação das iniciativas da Companhia na esfera da Responsabilidade Social conta com a parceria, desde 2006, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

Paralelamente, o Projeto Pescar, que tem o apoio de Lojas Renner através de duas franquias em suas unidades, continuou capacitando jovens de baixa renda em 2007. Neste ano foram formados mais de 30 adolescentes, todos inclusive já estão colocados no mercado de trabalho.

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é uma das três maiores redes de lojas de departamentos de vestuário no Brasil e, atualmente, conta com 95 lojas, sendo 88 instaladas em Shopping Centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A Companhia desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima de qualidade para mulheres, homens, adolescentes e crianças sob 11 marcas próprias de vestuário, das quais seis são representativas do conceito de Estilos de Vida, em que cada uma reflete um estilo próprio de ser e de vestir. A Lojas Renner também vende acessórios e cosméticos por meio de duas marcas próprias e oferece mercadorias em determinadas categorias sob marcas de terceiros.

O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade que estão na faixa de consumo média e média-alta da população brasileira. A Lojas Renner oferece a seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis. O conceito de Estilos de Vida torna a combinação de peças individuais de roupas mais conveniente para a clientela, formando um conjunto coordenado consistente em cada uma das marcas.

A Lojas Renner oferece também serviços financeiros, tais como vendas financiadas, empréstimos pessoais e títulos de capitalização, passando a comercializar seguros através da rede de lojas a partir de outubro de 2007. Foi ainda, em junho de 2005, a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado, com aproximadamente 100% das ações em circulação.

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