Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2008 - 12:24

Heidelberg durante a drupa 2008: a aposta nos grandes formatos


Gerd Merkel, que desenvolveu os grandes formatos da heidelberg, afirma: não reinventamos a roda, nós a melhoramos.

Em entrevista para a revista Heidelberg News, o engenheiro-projetista Gerd Merkel, na empresa desde 1975 e que participou de vários projetos importantes, fala sobre as Speedmaster grandes formatos, que estarão entre as mais importantes novidades a serem lançadas na próxima drupa.

Uma nova era vai começar para a Heidelberg durante a drupa 2008. A partir do dia 29 de maio a empresa irá apresentar as Speedmaster XL 145 e XL 162, impressoras de grande formato. Gerd Merkel, que vem trabalhando nesse projeto há alguns anos, explica que em março de 2004 surgiu a idéia da criação de um equipamento de um formato grande. “Claro que a idéia era muito excitante para mim, afinal com máquinas deste tamanho você começa a ultrapassar barreiras físicas. Começamos a trabalhar logo após a drupa de 2004”.

Merkel explica: “meu trabalho era criar uma unidade de impressão e torná-la realidade. Isso inclui todas as configurações para a passagem de papel – alimentação, impressão, verniz, secagem e saída. Desenhei os componentes correspondentes, incluindo todas as partes individuais. Para testar a viabilidade dos meus desenhos, fiquei responsável pelo planejamento e execução dos testes. Também tivemos que considerar a montagem e produção, com atenção especial quanto à ergonomia, porque o novo formato teria que ser tão confortável de operar quanto os modelos menores.”

O primeiro modelo criado pela equipe de Merkel foi uma impressora com uma cor e verniz que tinha 15 metros de comprimento, cinco metros de largura e três metros de altura, um tamanho impressionante. Foi neste modelo em madeira que os ajustes foram sendo feitos. Profissionais de várias áreas deram sua contribuição e cada um adicionou suas experiências. Os consumidores em potencial também não foram esquecidos. “Desde o começo ouvimos atentamente as idéias e sugestões de gráficos de embalagem e do segmento promocional em toda a Europa, China e Estados Unidos, para que fosse possível incorporar essas necessidades na fase de desenvolvimento do produto. E todos esperam alta qualidade, confiabilidade, produtividade, menos tempo de acerto, fácil operação e flexibilidade”, continua Merkel.

Um dos fatores que entusiasma a equipe que projetou os equipamentos de grandes formatos é que a experiência adquirida com os modelos com capacidade para 18.000 folhas por hora, como a Speedmaster CD 74 e a Speedmaster XL 105, abriu caminhos no desenvolvimento das Speedmaster XL 145 e XL 162. Estes dois modelos trabalham com velocidades que fizeram com que os limites fossem aumentados durante o projeto e incorporados às novas impressoras. A diferença fundamental está nas dimensões.

Merkel explica: “embora soe normal, o tamanho teve um impacto considerável no desenvolvimento e construção. Pense em coisas como a aceleração. Por causa das folhas grandes, uma massa muito maior tem que ser colocada em movimento em termos de papel e cilindros dentro da máquina. O cilindro mais pesado tem cerca de 4,900 quilos e uma circunferência de mais ou menos três metros, sendo quatro vezes mais pesado que o maior cilindro da XL 105. Este cilindro gigante tem que rodar, não pode entortar no processo e não pode vibrar. Além disso, tem que transportar um papel pesado e grosso com quase nenhum contato por toda a impressora, até que o papel pare na saída da máquina. E é ai que temos o nosso próximo desafio. Como posso trazer uma massa pesada de papel de uma forma eficiente sem reduzir a capacidade de produção? Além de todas as engrenagens, temos um grande número de partes oscilantes funcionando na impressora que, por serem pesadas e grandes, tem de ser desenhadas para serem mais robustas e rígidas. Isto torna tudo mais complicado, mas no final uma folha perfeita sai da máquina atendendo às nossas expectativas de qualidade e, mais importante, a qualidade que os nossos clientes e os clientes dos nossos clientes esperam”.

Concluindo, Merkel diz que o lançamento das Speedmaster XL145 e XL162 é mais uma evolução, com a vantagem de ser feita por uma empresa que tem 150 anos de experiência no desenvolvimento de produtos para a indústria gráfica. “Nós certamente não reinventamos a roda, mas nós definitivamente a melhoramos”, conclui o projetista da Heidelberg.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira