Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2016 - 09:14

Carnaval da Lapa já tem programação oficial


Organizada pela Fundição Progresso e Prefeitura do Rio/Riotur, programação gratuita traz blocos e grupos de samba e MPB.

Cordão do Boitatá; Céu na Terra; Casuarina :: Moyseis Marques; Alfredo Del Penho; Bangalafumenga; Bloco do Sargento Pimenta; Agytoê; Gafieira do BB; Rogê; DJ Chicote.

Um dos mais importantes pontos de encontro da folia carioca, a Lapa já tem programação oficial gratuita para o carnaval 2016. Durante os quatro dias o palco “Rio Marchinhas”, organizado pela Fundição Progresso nos últimos seis anos em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, recebe blocos e artistas do samba e da MPB — com lugar especial para os “nascidos e criados” na noite do bairro. E será na abertura da festa que o público vai conhecer a grande campeã do Concurso de Marchinhas promovido também pela Fundição.

Entre os blocos convidados, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta e o novato Agytoê. Festejando compositores que lançaram álbuns em 2015, a programação conta com Moyseis Marques, Alfredo Del Penho e Rogê. Casuarina e a Gafieira do BB também estão confirmados. DJ Chicote toca nos intervalos. Além das atrações o palco, o Bloco Carioca da Gema fará seu tradicional desfile, no dia 06 de fevereiro(sábado), tendo nos Arcos da Lapa sua apoteose.

O palco Rio Marchinhas e o Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso têm patrocínio da Prefeitura do Rio/Riotur, Oi, Oi Futuro, Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Blumar/Rio Nuts Turismo e Secretaria Municipal de Cultura através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto integra ainda as celebrações do calendário Rio 450 anos e também da Cidade Olímpica.

. Programação completa: sábado, 06/02, às 16h — Desfile do Bloco Carioca da Gema. O time de compositores do Bar Carioca da Gema arrasta milhares de foliões pelas ruas da Lapa, com estrutura montada em frente à Fundição Progresso. 20h— Premiação do Concurso de Marchinhas: neste dia serão reveladas a campeã e vice-campeã da tradicional disputa que está em sua 11ª edição, neste ano homenageando o compositor Noel Rosa. 21h — Moyseis Marques: armado de voz, violão e tamborim, Moyseis Marques apresenta neste show canções de Aldir Blanc com arranjos belíssimos celebrando os 70 anos do compositor. No roteiro também estão garantidas músicas dos cinco Cds de Moyseis e sucessos de compositores que marcam sua influência artística. Intervalos: DJ Chicote.

Domingo, no dia 07/02, às 18h — Gafieira do BB: acordeonista gaúcho de talento ímpar, Alessandro “Bebê” Kramer, ou simplesmente BB Kramer, vai comandar uma gafieira da mais alta classe sob os Arcos da Lapa. Neste show, o artista arregimenta um time de grandes músicos para executar um repertório de clássicos e de canções que ganham novos arranjos e levadas. “Adeus América”, de Haroldo Barbosa; “Chiclete com banana”, clássico de Gordurinha; “Influência do jazz”, de Carlos Lyra; e “Notícia”, de Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Norival Bahia, são algumas delas.Intervalos: DJ Chicote. 19h30 —– Agytoê: lindos, purburinados e com vestimentas inspiradas no Egito antigo, os músicos do Atytoê sobem ao palco do Rio Marchinhas pela primeira vez tocando o melhor do axé. 21h30 – Casuarina: presença garantida em todas as edições do Rio Marchinhas, o Casuarina traz um repertório repleto de sambas, marchinhas e sambas de enredo, entre eles canções de seus seis discos e dois Dvds lançados. Não vão faltar as autorais como "Certidão" (João Cavalcanti / João Fernando), "Vaso Ruim" (Gabriel Azevedo / Diego Zangado), "Dissimulata" (João Cavalcanti) e "Ponto de Vista". O repertório também vem recheado de clássicos como "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua" (Sergio Sampaio) e "É Isso Aí" (Sidney Miller). O quinteto, que está produzindo o sétimo CD, vai tocar ao vivo uma música do novo trabalho: "Queira Ou Não Queira" (João Cavalcanti / Alaan Monteiro). O Casuarina é: Daniel Montes (violão de sete cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim) e Rafael Freire (cavaquinho). Intervalos: DJ Chicote.

Segunda, dia 08/02, às18h –— Céu na terra: sob o tema “Carnaval Céu Na Terra Brasil-Moçambique”, um dos mais concorridos blocos cariocas traz o encanto de seu desfile em Santa Teresa para o palco do Rio Marchinhas. Em formato orquestra, o show terá participação do músico moçambicano Timóteo Cuche, inserindo o ritmo Marrabenta na folia, repleta de marchinhas e canções tradicionais do repertório de Momo. O guitarrista André Sampaio completa a fusão Brasil-África. Uma boa pedida para quem não conseguiu acordar no sábado de carnaval para ir ao desfile do bloco.19h30 — Rogê: representante da nova geração de artistas da MPB, Rogê traz um show carnavalesco que vai da bossa nova ao samba de exaltação, do sambalanço ao samba reflexivo passando por jongo, ponto de terreiro, afoxé e até o reggae. 21h30 –— Bangalafumenga. O Banga segue na vanguarda dos blocos de rua e se destaca por apresentar um repertório autoral, uma bateria formada em casa e experiência de mais de 17 carnavais muito bem brincados. Entre sambas, marchinhas e grandes cirandas, o bloco também vai homenagear o carnaval baiano. Intervalos: DJ Chicote.

Terça, dia 09/02, às18h –— Alfredo Del Penho: já que a bagagem não cabia – nem apertada – em apenas um álbum, o cantor, compositor, instrumentista e ator de primeira grandeza Alfredo Del Penho lançou dois de uma vez só: “Samba sujo” e “Pra essa gente boa”, em 2015. Em apresentação especial para o carnaval sob os Arcos da Lapa, Alfredo mostra seu repertório de bamba: partido alto, samba de breque, de terreiro e samba-choro, de autores como Délcio Carvalho, Rodrigo Alzuguir, Paulo César Pinheiro, Pedro Holanda, Magrinho e Rubinho Jacobina – canções de Samba Sujo. No espetáculo, sua verve instrumentista e autoral surge em canções dedicadas aos mestres Paulinho da Viola, Paulão 7 Cordas, Maurício Carrilho e muitos outros. Tem choro, samba, mojo, ijexá, baião e valsa, estes do disco “Pra essa gente boa”. E, claro, surpresas carnavalescas. 19h30 – Bloco do Sargento Pimenta: o bloco insere a música dos Beatles na sonoridade dos gêneros carnavalescos como o samba, marchinha, frevo, entre outros. Neste ano, a psicodelia contida em "Lucy In The Sky With Diamonds" vai nortear o desfile do Pimenta e também a apresentação no palco Rio Marchinhas sob o slogan "Picture YourSELFIE”. Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria. 21H30 — Cordão do Boitatá; um dos blocos mais concorridos do Rio, o Cordão do Boitatá encerra o carnaval da Lapa celebrando 20 anos de vida com um repeteco de seu encantado bailão da Praça XV. O show apresenta um panorama de todas as músicas, compositores e estilos que ajudaram o Boitatá a construir sua trajetória. Muitos sambas, frevos, marchinhas, choros, afoxés e por aí vai. Intervalos: DJ Chicote.

A Fundição Progresso —Palco de espetáculos musicais, teatrais, circenses e também escola de festas, a Fundição é o lugar onde a arte é pensada, produzida, ensinada e apresentada para cerca de 800 mil pessoas anualmente. Localizada em um prédio histórico de uma antiga fábrica de objetos de ferro desativada nos anos 70, na Lapa, a Fundição abriga desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do carnaval carioca. Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo, Vídeo Fundição e Orquestra Petrobras Sinfônica são alguns dos grupos culturais que habitam o espaço diariamente, criando, ensaiando e apresentando sua arte.

Administrada por Perfeito Fortuna desde 1999, a Fundição se tornou referência para o carnaval carioca e brasileiro com a criação do Concurso Nacional de Marchinhas, com a realização do Palco de Carnaval da Lapa e com os ensaios de importantes blocos carnavalescos em sua sede, como Monobloco, Rio Maracatu, Bloco do Sargento Pimenta e Bangalafumenga.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira