Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2016 - 09:21

Endometriose


A endometriose é um problema onde o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Ela geralmente é diagnosticada entre os 25 e 35 anos e pode acontecer em gerações de uma mesma família. A doença é uma das principais causas da infertilidade.

Dor na relação sexual, dor entre as menstruações, cólica menstrual forte, dor ao defecar ou ao urinar, sangramento na urina ou nas fezes são alguns dos sintomas da doença. O diagnóstico não é simples e requer exames como ressonância magnética, sangue e ultrassom.

Mulheres que menstruam cedo, nunca tiveram filhos, tem menstruações longas (sete dias ou mais) e anormalidades no útero, possuem mais propensão de ter a doença.

A doença se caracteriza pela presença do endométrio fora do útero. Este tecido é uma mucosa que reveste a cavidade uterina, mensalmente, preparando-o para uma gestação. Quando a gravidez não acontece essa mucosa é eliminada pelo organismo através da menstruação. Em todas as mulheres, parte da menstruação volta pelas trompas caindo na cavidade abdominal. Estas células podem se fixar nos ovários, trompas e outros órgãos como bexiga, pulmão e intestino, o que provoca inflamação e sangramento. O sistema imune possivelmente interfere neste fato, impedindo a fixação de células fora de seu de seu lugar normal. Isto explicaria porque algumas têm a doença e outras não.

A endometriose pode ser leve, moderada, acentuada ou profunda. Isso depende da localização, extensão e lesões causadas a determinados órgãos e se há aderências ou não. O primeiro estágio nunca impede a gestação, mas os outros podem atrapalhar a concepção.

Como não tem cura, o tratamento é a opção para ter uma melhor qualidade de vida. Medicamentos para controlar a dor e para impedir que a endometriose piore, cirurgia para retirar as áreas afetadas e histerectomia com retirada dos dois ovários, são alguns dos tratamentos indicados, mas tudo depende da idade, gravidade dos sintomas e da doença e se a mulher deseja ter filhos. O mais importante é que rarissimamente a endometriose pode ser transformar em câncer.

. Por: Dr. Luiz Fernando Dale, ginecologista e especialista em Reprodução Humana. É diretor do Centro de Medicina da Reprodução no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira