Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2016 - 07:28

Carnaval de Rua do Rio de Janeiro traz tema “É na Rua que a gente se encontra”


Riotur, Antarctica e Dream Factory mais um ano juntos em um dos maiores eventos a céu aberto do país. Olla e Caixa também apoiam evento.

Rio de Janeiro —Uma das maiores festas populares do país, o Carnaval de Rua se transformou, ganhou um novo formato desde 2010, e vem atraindo cada vez mais turistas para a cidade e fazendo com que os cariocas, que deixavam o Rio de Janeiro em busca de uma folia diferenciada, permaneçam e compartilhem deste momento criando uma atmosfera descontraída. Para garantir a melhor experiência aos foliões — em diversão e conforto — pelo sétimo ano consecutivo a Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria de Turismo e da Riotur, se une à Dream Factory, como empresa responsável pela produção e organização da infraestrutura para a realização do evento, e à Antarctica, como patrocinadora Master. Mais uma vez a Caixa e Olla se juntam a este time de investidores para valorizar as tradições do Carnaval de Rua, além de oferecer logística e infraestrutura customizada respeitando as características de cada bloco.

Nesta edição, o tema escolhido reforça esta celebração que reúne pessoas de todos os cantos do mundo: “É na Rua que a gente se encontra”. O Carnaval de Rua atrai milhões de foliões para as ruas e reforça, a cada ano, sua importância para o turismo e para a movimentação econômica da cidade. A expectativa é que 1,026 milhão de turistas venham para a cidade neste período, injetando cerca de R$ 3 bilhões na economia. A estimativa da ABIH-RJ para a ocupação do carnaval na capital deverá chegar a 85%. No ano passado, esse índice fechou em 83,8% - mas a cidade contava com 15 mil leitos a menos do que dispõe atualmente.

São números que superam expectativas e animam o setor, na opinião do secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello: “Embora estejamos vivenciando um momento conturbado na economia, o turismo no Rio tem surpreendido com excelentes resultados. Neste Réveillon, a taxa de ocupação nos hotéis do Rio atingiu a marca de 90%, contra 73,89% da virada do ano anterior, com um fluxo de 857 mil turistas. No carnaval, nossa principal festa, não poderia ser diferente”, afirma.

A festa de rua ganhou um novo olhar e organização a partir de um Caderno de Encargos, lançado pela Prefeitura. Juntas, as empresas envolvidas nesta produção valorizam a tradição do Carnaval de Rua, oferecendo uma infraestrutura que respeita a característica de cada bloco. Desde o dia 03 de janeiro, os blocos estão nas ruas. No total, serão 505 blocos, com cerca de 650 desfiles durante o período de folia, que irão colorir os bairros de Barra e Jacarepaguá, Centro, Grande Tijuca, Ilha do Governador,

Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul — Este projeto audacioso que coloca à Dream Factory na linha de frente da organização há sete anos conta com o apoio de diversos órgãos públicos e secretarias, que juntos operam em todos os dias de carnaval e garantem a melhor execução em cada uma de suas áreas — Riotur, SEOP, CET-Rio, Rioluz, Comlurb, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.

Para Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory, a organização do Carnaval de Rua já faz parte do calendário da cidade, o público conta com esta infraestrutura. “Buscamos soluções diferenciadas a cada ano para que o folião perceba melhorias e o amadurecimento gradativo do evento. O Carnaval de Rua conquista novos fãs, resgata foliões e traz um grande volume de turistas para a cidade. Nossa logística acompanha essa evolução e ganha novo corpo. Buscamos realizar o melhor Carnaval de Rua do mundo”, garante Duda.

Ao longo destes anos, a Dream Factory vem confirmando sua expertise na produção de grandes eventos. Somente para o Carnaval de Rua mais de 70% da equipe envolvida atua desde a primeira edição. A parceria com fornecedores também não é diferente e o resultado é a exclusividade de entrega na escala que o Carnaval de Rua do Rio demanda, seja em banheiros, segurança, limpeza, e ainda na equipe de produção, além de transportes — onde os caminhões que transportam as grades carregam em 24h mais de 1800 peças pela cidade sem que haja qualquer perda. Já no setor de logística, a Dream Factory movimenta, em 12 horas, até 1500 cabines de banheiros atendendo simultaneamente até 110 desfiles em um único dia. São posicionadas cabines de banheiros químicos em mais de mil endereços espalhados pelas regiões da cidade e todos os pontos são mapeados de forma que não atrapalhem o fluxo de carros, estabelecimentos comerciais e as residências ao longo do percurso dos blocos.

Ano a ano, a Dream Factory vem apresentando inovações para a Riotur para que a infraestrutura do evento traga ainda mais benefícios para os foliões, especialmente quando o assunto é banheiro — a empresa desenvolveu, em 2011, a maior logística de banheiros químicos do mundo; trouxe, em 2014, um modelo holandês de mictório que otimiza a área de posições masculinas e abre espaço para ainda mais posições femininas; além disso, o conceito ”ilha de banheiro”, onde há um segurança para organizar a fila, grades, agentes de limpeza e um “síndico” para pôr ordem em tudo isso foi uma inovação da Dream Factory.

As parcerias realizadas durante o evento são fundamentais: usar container em uma festa popular desta proporção só é possível porque há uma sinergia com as concessionárias de serviço público: CEDAE, Light, além da parceria com a RioLuz.

Sobre a organização do Carnaval de Rua 2016.: Banheiros — Em 2016 o Carnaval de Rua contará com 25.496 posições disponíveis no período de 16 de janeiro a 14 de fevereiro. Em 2015 foram oferecidas 24.525 posições, mas se levarmos em conta o período desde 2009, o crescimento da oferta de banheiros químicos no carnaval chega a 2.832,89%. São utilizados modelos diferentes de banheiros químicos: há contêineres, mictórios e cabines individuais.

Das 900 posições em 2009, chega-se a 25. 496 posições em 2016.

Sinalização e controle de trânsito — A organização do trânsito contará com 1.000 controladores de tráfego, 300 cones de 75cm, 150 faixas de sinalização, 500 banners de trânsito e oito painéis de LED para serem operados pela equipe da CET-RIO.

Atendimento Médico — O Carnaval de Rua 2016 contará com o suporte de quatro postos médicos montados em pontos estratégicos e 100 diárias de ambulância tipo UTI móvel para atender aos foliões. Os postos médicos estarão localizados no Centro (Largo da Carioca e Praça Ana Amélia com Av. Churchill), Ipanema (Praça General Osório) e Copacabana (Praça do Lido).

Ornamentação das ruas — Duas avenidas importantes da cidade serão ornamentadas para celebrar o Carnaval de Rua Rio 2016: a Av. Princesa Isabel, na Zona Sul, e a Av. Presidente Antonio Carlos, no Centro.

Proteção de monumentos e canteiros — Serão protegidos 16 monumentos localizados em praças e/ou locais que estejam no trajeto dos blocos, assim como canteiros de vegetação da orla de Ipanema e Leblon, a vegetação de restinga em Ipanema, ruas internas no Leblon, Praça Santos Dumont, na Gávea, e parte do Aterro, na altura do MAM, entre outros pontos de maior concentração de público nos desfiles. Ao todo, serão utilizados 15 mil metros lineares de cercamento nestes locais.

. Praça Tiradentes (5 Monumentos) |. Praça Santos Dumont — Chafariz | . Praça Marechal Floriano — Monumento A Carlos Gomes |. Praça Gal Osório — Chafariz |. Praça Pio X -—Chafariz Mulher |. Largo Da Carioca — Relógio Da Carioca |. Largo Do Machado -— Chafariz Nossa Senhora Da Conceição |. Praça XV — Monumento a General Osório |. Chafariz da Praça São Salvador.

Credenciamento de ambulantes — O Carnaval de Rua 2016 credenciará 4,5 mil ambulantes, que atuarão no comércio ambulante durante os blocos, no período de 23 de janeiro a 14 de fevereiro. O processo de cadastramento tem inscrições online e sorteio eletrônico de contemplados. Os ambulantes recebem um treinamento para atuarem durante os desfiles de blocos de rua e recebem kits contendo colete numerado, credencial com foto e isopor padronizado.

Coleta Seletiva — Será executada de forma descentralizada e com a participação de cooperativas de reciclagem da cidade do Rio de Janeiro. Serão realizados seleção, treinamento e coordenação dos trabalhos das cooperativas integrantes do projeto.

. 15 Blocos |. 5 Pontos de venda fixos | .10 caminhões de reabastecimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira