Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2016 - 06:25

CCC: crise, carnaval e Coragem

Por mais que a gente tente falar de outro assunto, buscando uma agenda positiva, não conseguimos. As perspectivas continuam pessimistas e a estimativa de melhora já é só para 2018. Em tempos de mais um BBB, o que prevalece na vida real é o CCC de Crise que parece não ter fim, de Carnaval que se aproxima e, dá a todos quatro dias de ilusão, fazendo-nos esquecer da realidade, e Coragem para seguir em frente num futuro nebuloso.

Os entraves causados pela crise se mantêm. Falta dinheiro, as empresas em dificuldades, cortando custos, demitindo. O trabalhador é o mais atingido, pois os aumentos não param e o salário, inevitavelmente, está cada vez mais curto. O cerco está fechando e o desespero tem batido à porta de muitas famílias.

Embora a situação esteja chegando a esse nível, o que se assiste insistentemente são os discursos invasivos, troca de farpas e intermináveis denúncias. A cada delação novos ingredientes surgem num esquema que mobilizou muita gente e movimentou cifras incalculáveis.

Como consequência, serviços sociais básicos, como o da saúde estão comprometidos e de forma criminosa estamos perdendo vidas. Os Estados estão passando por sérias dificuldades. Em cada hospital o cenário é caótico. Os efeitos do “golpe” sofrido pela Petrobras e a baixa do Petróleo estão fazendo com que o Rio sinta a falta de recursos. Cidades como a de Macaé estão em sérias dificuldades, pois o que alavancava a economia local eram as empresas ligadas ao setor.

O clima de tensão está no ar, pois a violência também parece avançar, embora o Instituto de Segurança Pública (ISP) tenha divulgado, recentemente, que na Cidade do Rio, em 2015, foram registrados 18,6 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, sendo a menor taxa dos últimos 25 anos. Contra fatos não há argumentos, mas o que se vê pelas ruas é um clima de medo e insegurança diante de seguidos confrontos entre polícia e bandidos. Aliás, outro fator que chamou a atenção foi o número de policiais mortos que aumentou em 2015.

Enfim, às vésperas da maior festa popular do mundo, o que nos resta é nos apegar a outros três “C’s”....de Coração firme termos Cautela e Cuidado para não extrapolarmos e nos preparamos para, efetivamente, iniciarmos o ano produtivo que no Brasil, tradicionalmente (e eu incluiria, equivocamente), se convencionou a acontecer pós festa pagã.

. Por: Marcos Espínola*, Advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira