Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2016 - 08:31

Pirelli conclui em Paul Ricard o primeiro teste do ano feito para desenvolver os novos pneus de chuva


Foram realizadas mais de 650 voltas e percorridos cerca de 2.300 KM, por cinco pilotos das Equipes Ferrari, Red Bull e Mclaren. Os dados coletados serão enviados para Milão para uma análise completa nos próximos dias.

Le Castellet — Os dois dias de testes em pista molhada, realizados no fantástico Circuito de Paul Ricard, no sul da França, terminaram no dia 26 de janeiro(terça-feira), e tiveram o objetivo específico de desenvolver a nova geração de pneus de chuva da Pirelli para a temporada 2016.

As equipes Ferrari, McLaren e Red Bull aceitaram o convite da Pirelli e participaram dos testes.

O sofisticado sistema variável de sprinklers do Circuito de Paul Ricard permitiu à Pirelli testar os protótipos com diferentes quantidades de água na pista, simulando uma série de condições de pista molhada. Ou seja, os pilotos puderam acelerar com diversos protótipos de pneus de chuva, com diferentes compostos e construções, em relação ao Cinturato Azul de 2015, já existente.

Como este foi um teste cego, os protótipos não possuíam quaisquer marcações de cores nas laterais. Nem as equipes e nem os pilotos sabiam qual especificação de pneus estavam testando. Todos os carros usados nestes dois dias estavam com a configuração de 2015, sem modificações.

O programa de teste e desenvolvimento foi concluído no prazo previsto: foram dois dias completos em Paul Ricard, com 659 voltas na sua configuração de traçado curto, com os cinco pilotos presentes, totalizando 2.326 quilômetros percorridos.

As temperaturas permaneceram baixas ao longo dos testes. A máxima registrada foi de 11ºC. Embora esta não seja a condição climática ideal, uma série de dados foram coletados para serem analisados posteriormente na sede da Pirelli, em Milão.

Stoffel Vandoorne, da McLaren, foi o único a pilotar durante os dois dias, enquanto que, pela Ferrari, Kimi Räikkönen testou na segunda e Sebastian Vettel na terça-feira. Já a Red Bull teve Daniel Ricciardo no primeiro dia e Daniil Kvyat no segundo.

Estes foram os tempos mais rápidos combinados após os dois dias de testes: . Sebastian Vettel (Ferrari) 1min06s750 (134 voltas) |. Daniil Kvyat (Red Bull) 1min06s833 (113) |. Stoffel Vandoorne (McLaren) 1min07s758 (87 + 127) |. Daniel Ricciardo (Red Bull) 1min08s713 (99) |. Kimi Räikkönen (Ferrari) 1min09s637 (99).

Agora, o programa de desenvolvimento continuará na sede da fabricante de pneus, em Milão. Os resultados coletados pela telemetria de cada um dos times serão comparados aos dados obtidos pela Pirelli, a fim de obter um resultado preciso do desempenho de cada protótipo.

A próxima atividade de pista será durante o primeiro teste de pré-temporada do ano, em Barcelona, ??na Espanha, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Pirelli —Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira