Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2008 - 12:34

Novidades do Congresso da Academia Americana de Dermatologia

Evento mundial apresentou as novas técnicas da medicina dermatológica para antienvelhecimento, cosmiatria, cosméticos naturais, calvície, entre outros.

O 66º Congresso Internacional da Academia Americana de Dermatologia 2008, realizado em San Antonio, Texas, em fevereiro, contou com a presença de dermatologistas de vários países. É neste evento, realizado todos os anos nos EUA, que as novidades em tratamento, técnicas e equipamentos são apresentadas. Presente a todos eles, Dr. Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Estética, destaca as novidades mostradas:

1) Clareamentos: úteis para tratamento de melasma, que são manchas presentes no rosto, resultados de excesso de exposição ao sol sem proteção, ou após gravidez ou após problemas hormonais. A novidade mostrada foi a utilização, como agente clareador, do Polypodium Leucotomos, extraído de uma planta de origem da América Central (espécie de samambaia). Ele aumenta a proteção da pele frente a exposição ao raio UV e, com isso, diminui a chance de aparecimento de manchas ou o clareamento das já existentes.

Além desse princípio ativo, associa-se com picnogenol, extraído de um pinheiro com excelentes propriedades antioxidantes e também preventivas na formação de manchas. E por último, contando com auxílio do Resveratrol, extraído da uva (polifenol da uva) antioxidante e ainda Coenzima Q10. Todos estes princípios, utilizados via oral, serão muito importantes na pré-formação da melanina.

Com relação aos clareamentos tópicos, utilizados na forma de cremes, foi lançado o Ácido Dióico, que diminui a produção de melanina e sua distribuição irregular desequilibrada nas células da epiderme.

Edelweis Complex: é uma das primeiras plantas a surgir no degelo. Tem grande efeito na diminuição da pigmentação, atuando como clareador onde existe a formação de melanina.

Niacinamida: (vitamina B3) Inibe a transferência de melanina produzida nas camadas mais profundas da pele (melanócitos) para as células da superfície.

2) Antiaging - Durante o evento, falou-se muito, também, sobre princípios ativos com efeito antiaging, sempre voltados para o conceito de antioxidação e redução da formação de radicais livres. São eles:

Ácido ferúlico: pontencializa o efeito da Vitamina C e Vitamina E; grande prevenção contra os danos causados pela radiação UV, reduzindo o dano do DNA das células, além de prevenir contra o envelhecimento. Tem propriedades que reduzem o vermelhidão, causadas pela radiação. Ele também tem ação antiinflamatória, além de prevenir a formação de radicais livres.

Coffee Berry: graças à associação de polifenóis com os outros antioxidantes, ele previne o dano celular da pele. È comprovado que o Coffee Berry é três vezes mais potente que o chá verde e um eficaz antiaging.

Ylquem extract: tem efeito antioxidante e antienvelhecimento muito superior a Vitamina C e E. Atualmente acredita-se que seja o produto que mais brilhantemente promova a renovação das células e antioxidação, com a proteína da longevidade.

Alpha longoza extract: é um mix de substâncias que são responsáveis pela redução da pigmentação e de rugas. Controla a renovação celular o que resulta num aspecto mais “fresh” e também estimula o colágeno tipo IV, o que confere mais firmeza e elasticidade à pele. (contém: Malva, Vitamina B, Soja, Vitamina E e outros derivados).

Ácido Hialurônico associado a saponinas: os trabalhos mais recentes evidenciam que o ácido hialurônico, na forma de creme, recupera o volume imediatamente. Já a saponinas estimulam a formação de glicosarinosglicanas (substância presente entre as células da pele), recuperando o volume, reduzindo as rugas de dentro para fora.

3) Novo conceito sobre antienvelhecimento: É conhecido como “Stem Cell” preservação. Cada organismo contém as “stem cells” ou células que têm potencial para se diferenciar das demais. Elas se preservam das ações do meio ambiente como a poluição e os efeitos da radiação solar. No envelhecimento, há uma diminuição destes reservatórios e, por conseqüência, sua capacidade de renovação e rejuvenescimento celular também diminui. Quando utilizamos Polipeptídeo 153 ( sequência de aminoácidos), este têm a capacidade de “acordar” e estimular os reservatório de “Stem Cells” que, logo, reduz as linhas finas, rugas e imperfeições da pele, deixando - a com aspecto mais macia, suave, tonificada e saudável. Enfim, a pele fica com aparência realmente mais jovem.

Imagine agora células produzidas a partir de células que são originalmente “fresh”, perfeitas, sem danos solares ou de poluição. É o que faz este princípio ativo, que já está disponível nos EUA em formulações, como: Amatokin, Strivectin-HS Serun e Rèvive PEAU Magnifique Youth Recruit. Estudos comprovam, após 12 semanas de uso: redução de 88% de rugas e aumento de 19% na densidade e firmeza da pele.

4) Novas aplicações para ácido hialurônico injetável (Restylane): resultado fantástico na redução de olheiras e aspecto de olhos encovados. Com massagem. Pode se injetado em pequenos volumes na região sobre o osso na parte inferior da pálpebra, o que reduz o aspecto arroxeado/escurecido desta região. Outra aplicação, que também é uma grande novidade, é voltada para região das sobrancelhas, na parte lateral destas. Injeta- se pequeno volume do produto para aumentar a saliência óssea, o que resulta na “abertura” do olhar, deixando-o mais luminoso, com a face mais expressiva.

5) Novo conceito para o envelhecimento: tridimensional: isto ocorre devido à perda do volume do rosto que é resultado da redução do colágeno, da gordura e ganho de flacidez com perda dos contornos e também por perda óssea.

Portanto, cria-se um conceito de 4R(s) do rejuvenescimento:

A) relaxamento: por meio da toxina botulínica ( Botox ou Dysport,) que relaxa a musculatura e reduz linhas e rugas;

B) Resurface: melhora o aspecto superficial da pele, deixando-a com textura e vitalidade, com aspecto “fresh”. Esta textura pode ser recuperada com peelings, fraxel, matrix, laser fracionado de CO2, que promovem uma agressão superficial à pele em pontos, deixando-a, então, com possibilidade de recuperação em tempo menor.

C) Reafirmar: recuperar o tônus, a flacidez. Os principais aparelhos são os que usam o laser infravermelho, que estimula a produção de colágeno, mudando os contornos. São eles: Titan, e Refirme ST.

Pode-se associar o Slcuptra (ácido polilático), que estimula a produção de colágeno. É uma novidade o Slcupltra que pode ser injetada mais profundamente, pois promove a recuperação da perda óssea por meio do estimulo de material ósseo.

D) Remodelar: o remodelamento é realizado através de preenchedores. A melhor opção é utilizar sempre pelos não definitivos, pois o envelhecimento é algo dinâmico. O remodelador pode ser aplicado nos lábios para aumentar o volume, restabelecer os contornos, bigode chinês, as olheiras e a angulação das sobrancelhas para "abrir o olhar". Atualmente são seguros e disponíveis: o ácido hialurônicos (Restylane, Perlane, Juvederm e outros) e o colágeno porcino (Evolence), que não apresenta riscos de alergia.

A combinação de todas as técnicas citadas acima visa buscar uma maior satisfação dos pacientes, pois sabemos que utilizando apenas uma técnica temos satisfação de 20 a 30%.

6- Anestésico tópico para procedimentos: Piaglis - novidade lançada no Congresso, além da lidocaína (anestésico já conhecido), a tetracaína, que potencializa o efeito e reduz a dor. Isso é possível, também, graças ao Veículo que, aplicado sobre o rosto, é, em seguida, retirado como uma máscara, saindo intacto. Logo, não é necessário lavar ou remover com gases. Este anestésico deve chegar em breve ao Brasil para reduzir os desconfortos nas aplicações a Laser, Preenchimentos, Peelings etc.

7- Calvície masculina: Segundo novos estudos, a Dustasterida mostrou ser cinco vezes mais potente do que a Finasterida, e com menos risco de redução de libido. Sabemos que a testosterona, hormônio masculino, ao ser transformando em DHT, provoca a queda ou miniaturização do fio, o que resulta em perda de volume. Quem faz essa transformação é uma enzima chamada 5 Alpha Redutase, com dois tipos distintos: 1 e 2. A Finasterida tem a capacidade de inibir somente o tipo 1; já a Dustasterida tem poder de inibir 1 e 2. Outra novidade com relação aos cabelos é que um estudo publicado recentemente mostrou que o shampoo à base de cetoconazol eleva a quantidade de folículo e tamanho destes, proporcionando um aumento de volume e redução da queda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira