Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2016 - 07:39

Nuvem será solução econômica para as empresas, segundo Mark Hurd

Mark Hurd, CEO da Oracle, estima que as empresas seriam capazes de economizar até US$ 300 bilhões por ano ao migrar suas infraestruturas de TI para a nuvem — recurso que poderia ser utilizado para a realização de projetos de inovação, ao invés de ser gasto com manutenção de hardware e software. "Não há motivos para não estar na nuvem", comentou o executivo.

É por isso que Hurd prevê que até 2025, 80% do mercado de aplicativos em nuvem estará nas mãos de apenas dois provedores de nuvem - e a Oracle será um deles.

Hurd apontou que a pressão para que diretores executivos cortem custos "é extrema". No entanto, sofrem a mesma pressão para estimular o crescimento rápido. A estabilidade média de um diretor executivo nos Estados Unidos é de aproximadamente 4,5 anos, o que significa que eles não têm muito tempo para demonstrar o seu valor. "Há muitos poucos casos em que é possível reduzir custos e elevar o nível de inovação ao mesmo tempo", disse. A menos que utilizem a computação em nuvem para liberar o orçamento de TI. A computação em nuvem representa uma "oportunidade única para obter mais inovação a um custo menor e de maneira mais simples".

Hurd disse que, ainda que o lucro das empresas listadas na S&P 500 tenha crescido 5% desde 2008, as receitas aumentaram cerca de 1%. Por isso, a conclusão inevitável é que as empresas lucram ao reduzir custos.

É aí que a computação em nuvem, talvez uma solução econômica improvável, entra em jogo, já que permite deslocar uma porção significativa dos custos de TI de atividades como a manutenção de hardware e software usados para desenvolver e testar novos aplicativos para a realização de projetos de inovação tecnológica, como a criação de um novo aplicativo móvel para os clientes.

Esta mudança é urgente e necessária, já que 80% do custo total de TI está relacionado com as operações de manutenção. "O percentual de gastos com inovação é mínimo. As empresas que não migrarem para a nuvem, terão uma desvantagem competitiva em comparação com as que mudam suas estruturas de custos para permitir maior inovação", disse Hurd.

O desenvolvimento e os testes representam atualmente cerca de 30% dos custos totais de TI das empresas e a maior parte é desperdiçada em tarefas rotineiras, como configurar um servidor. Se este tipo de gasto fosse direcionado à nuvem, as empresas economizariam até US$ 300 bilhões - recurso que seria melhor aplicado na busca por inovação.

A computação em nuvem também oferece mais inovação do que as empresas são capazes de obter por meio do uso de seus próprios desenvolvedores. Por exemplo, a Oracle tem mais de 2.000 programadores desenvolvendo recursos para a nuvem para soluções de Recursos Humanos. "Não é possível competir com uma empresa que possui um exército enorme por trás dela", afirmou Hurd.

As empresas que adotam o modelo de nuvem deslocam o custo dos centros de dados, hardware, bancos de dados e desenvolvimento de aplicativos para provedores de nuvem, como a Oracle. "Fazemos quase todo o trabalho. Os ativos são por nossa conta. O motor da inovação está conosco", adiciona o executivo.

Seja com melhores aplicativos móveis para vendedores ou para clientes, este tipo de inovação é possível graças aos provedores de nuvem e representa uma maneira cada vez mais importante para as empresas que desejam se diferenciar em um segmento de consumidores que representa 50% de economia em quatro anos: os millenials.

Hurd insistiu que a amplitude da linha de nuvem da Oracle faz com que ela seja a melhor posicionada para ajudar as empresas. Há centenas de aplicativos com os quais as empresas devem trabalhar de maneira integrada para que os funcionários e gerentes possam obter informação precisa e oportuna sobre seus negócios. "Cada aplicativo tem que ser o melhor da sua classe, mas tem que ser parte de um conjunto", disse Hurd.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira