Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2016 - 08:13

Crise leva indústria do Leste Fluminense a operar com apenas metade de suas máquinas, aponta Firjan

Sondagem Industrial aponta queda do volume de produção e pior cenário de acesso ao crédito dos últimos cinco anos.

Niterói (RJ) — As indústrias do Leste Fluminense reduziram o volume de produção (34,8 pontos) e o número de empregados (36,6 pontos) em dezembro. Foi o 22º mês consecutivo de encolhimento do quadro de operários na região, conforme revela a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema Firjan no dia 29 de janeiro(sexta-feira).

Diante desse cenário, as empresas operaram com apenas 54% de sua capacidade instalada, ou seja, só metade das máquinas foram mantidas em funcionamento em dezembro.

Em relação ao último trimestre do ano, houve piora na margem de lucro (27,6). A pesquisa mostrou que foi o pior período para acesso ao crédito dos últimos cinco anos. O indicador para esse quesito ficou em apenas 15 pontos.

Por tudo isso, os empresários se mostraram pessimistas em relação ao primeiro semestre deste ano. Eles esperam queda na demanda por produtos industriais (38,7 pontos), e por consequência, redução na compra de matéria-prima (34,1 pontos), e no quadro de funcionários (33,1 pontos).

De acordo com o empresário e presidente da Representação Regional FIRJAN Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, o quadro que o empresário vislumbra é de enorme incerteza com a queda de demanda, inflação e desemprego em alta, crédito escasso, pressão nos custos, o que é confirmado pela deterioração dos indicadores econômicos e sociais. “A nossa ansiedade é grande por ações que possam reverter esta trajetória pessimista".

Vale destacar que mesmo com a recente desvalorização do real, não há expectativa de aumento das exportações (44,9 pontos).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira