Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2008 - 12:48

Trem de Alta Velocidade da Siemens começa a operar na Espanha


E a empresa anunciou que pretende também participar da implementação do Trem de Alta Velocidade Brasileiro, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. A viagem Rio-São Paulo durará cerca de uma hora e meia, e sua continuação até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, outros 40 minutos. Para esse projeto, a empresa tem planos para fornecer estes mesmos trens de alta velocidade, além de toda a sinalização, Centros de Controle, Eletrificação e Oficinas.

A versão espanhola do trem de alta velocidade VELARO® AVE (Alta Velocidad Española), construído pela divisão de Sistemas de Transporte da Siemens, entrou em operação e liga as cidades de Madri e Barcelona em menos de três horas. O trem, operado pela RENFE (Rede nacional de ferrovias espanholas) fez sua primeira viagem ontem, quarta-feira, e chegou ao destino oito minutos antes de sua programação. Os trens já estão funcionando a cada hora na rota de Madri – Barcelona.

Trata-se do mais rápido do mundo em operação comercial. Trafega com velocidades de até 404 km/h e torna o tempo de viagem muito mais curto do que com os trens convencionais que levam cerca de seis horas no mesmo trajeto.

A Siemens, fabricante deste moderno trem que entrou em operação comercial no dia 21 de fevereiro, anunciou que pretende também participar da implementação do Trem de Alta Velocidade Brasileiro, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. A viagem Rio-São Paulo durará cerca de uma hora e meia, e sua continuação até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, outros 40 minutos. Para esse projeto, a empresa tem planos para fornecer estes mesmos trens de alta velocidade, além de toda a sinalização, Centros de Controle, Eletrificação e Oficinas.

O projeto de implantação do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo é uma iniciativa do governo federal e faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O trecho deverá ter, aproximadamente, 520 quilômetros de ponta a ponta. A licitação para esta construção está planejada para ocorrer até junho de 2009. O trem fará o percurso entre Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelo distrito industrial de Campinas, com previsão de parada em algumas cidades.

A divisão Sistemas de Transporte (TS) da Siemens - A Divisão Mobilidade da Siemens é a fornecedora internacional líder em soluções de transporte e logística. Com sua abordagem “Mobilidade Completa”, a Divisão está focada na interconexão dos diversos modos de transporte, a fim de garantir o transporte eficiente de pessoas e mercadorias. A “Mobilidade Completa” combina a competência da empresa em sistemas de controle de operações para estradas de ferro e sistemas de controle de tráfego para a malha viária juntamente com soluções para logística de aeroportos, automação postal, fornecimento de energia para tração ferroviária e material rodante para trânsito em massa, serviços regionais e linhas principais, bem como conceitos de serviços projetados para o futuro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira