Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2016 - 08:37

Nova recordista de leite e programa Immunity+™ são destaques da Semex na Coopavel

São Paulo, 29 de janeiro de 2016 – A Semex – uma das empresas mais conceituadas de inseminação artificial no Brasil marca presença no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), entre os dias 1 e 5 de fevereiro. Neste ano, o destaque vai para a nova recordista mundial de leite, Bur-Wall Buckeye Gigi EX 94 3E, que produziu 33.891 kg de leite, com 965 kg de gordura e 972 kg de proteína em 365 dias, ou seja, uma média de produção diária de 92,85 kg de leite. “Gigi é a beleza funcional da raça Holandesa, representada pela sua atual classificação EX -94 e uma produção de leite que supera a média de 92 Kg por dia”, comenta Claudio Aragon, diretor técnico de leite da Semex.

Além de Buckeye será apresentada a bateria de touros com selo Immunity+™ – programa que identifica touros capazes de transmitir, com 30% de herdabilidade, alta resposta imune, ou seja, animais mais resistentes às doenças, onde as características são transmitidas para suas filhas. O Immunity+™ diminui a incidência de doenças no rebanho como: mastite, metrite, problemas de casco, retenção de placenta, paratuberculose, entre outras. “É o único programa na área de genética bovina que está cientificamente comprovado como eficaz na melhora da imunidade em vacas e está revolucionando a pecuária de leite. O objetivo é atender as necessidades dos produtores”, reforça Aragon.

A baixa produtividade do rebanho está relacionada ao potencial genético inferior dos animais, já que, apenas 11% do gado no Brasil é inseminado. Além de envolver condições de manejo, sanidade, alimentação e ausência de acompanhamento veterinário.

De acordo com a Embrapa, doenças infectocontagiosas são uma das principais causas da má performance reprodutiva, que contribui para a redução na produção, retardando o progresso genético e provocando grandes prejuízos ao produtor.

“O custo-benefício do produtor que trabalha com touros Immunity+™ é visível desde o nascimento das bezerras. Estudos comprovam que filhas de touros Immunity+™ têm até 30% menos casos de pneumonia, representando cerca de R$ 100,00 a menos nos gastos com tratamento por bezerra não afetada. E isto contabilizando apenas a economia em medicamento e mão de obra. Ao analisar o ganho em desenvolvimento nas bezerras sadias, o valor aumenta ainda mais”, acrescenta Aragon.

"Este programa surgiu através de estudos realizados há 16 anos, resultado de uma parceria entre a Semex e a Universidade de Guelph no Canadá. Foi desenvolvida uma pesquisa com touros de maior herdabilidade. Em 2014, a Semex recebeu uma premiação nos EUA pelo título da “tecnologia da década” e teve como resultado de 25% de herdabilidade. Ao longo dos anos, com desenvolvimento deste processo, chegou a 30%", completa Nelson Ziehlsdorff, diretor-presidente do Grupo Semex.

A inseminação artificial é uma das tecnologias mais eficientes para melhorar o desempenho zootécnico do animal e uma das práticas mais rentáveis, já que dispensa o uso de touro para realizar a monta natural. Em 2014 foram comercializadas cerca de 13.609.311 milhões no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Para Nelson, o mercado é promissor, mas é necessária uma melhor conscientização dos pecuaristas. “Há muito para ser explorado. É um segmento que deve continuar crescendo, até porque nos últimos 12 anos, tem registrado 5% de aumento a cada ano. Nós, da Semex Brasil, temos expectativas de crescer em torno de 15% em 2016”, afirma o presidente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira