Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2008 - 13:13

Grupo Sonae Sierra tem projeto inédito no varejo de shopping center

Trabalhar a conscientização de atitudes e comportamentos responsáveis, no trabalho e em casa, é o pilar da política do ‘Personae’, projeto da Sonae Sierra, especialista internacional em shopping centers.

O programa desenvolvido pela Sonae Sierra em Portugal, tem sido implantado, com sucesso, em todos os shoppings e nos escritórios da empresa, na Europa e no Brasil.

Projeto inédito no varejo de shopping center do Brasil, o Personae é um programa que prioriza a Segurança e Saúde. Nasceu através de uma parceria entre a Sonae Sierra e a DuPont Safety Resources, empresa que fornece soluções globais em segurança e saúde, em 2004.

O objetivo do Personae é não se limitar às áreas administrativa e operacional. "Nossa meta é estender o conhecimento obtido durante a aplicação do projeto, levando esse aprendizado para os familiares e o dia-a-dia de todos os envolvidos. É uma política arrojada e inédita em Segurança e Saúde e tem, também, uma função social", destaca Nicolas Cancas, Country Operations Manager da Sonae Sierra, responsável pela implantação do Personae nos shoppings da empresa no Brasil.

Nicolas enfatiza que é necessário ‘contaminar’ as pessoas num sentido positivo, para que estas ajudem a acabar com as situações de risco pois, segundo estimativas, cerca de 90% dos acidentes no trabalho são provocados devido ao comportamento e atitudes dos trabalhadores.

Multiplicadores - Somente no Brasil, são mais de 2 mil pessoas, entre funcionários, lojistas, fornecedores e prestadores de serviços, envolvidos diretamente no funcionamento dos nove empreendimentos em operação e do escritório central da Sonae Sierra, em São Paulo.

Um dos empreendimentos, o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, já começa a colher os primeiros resultados desta iniciativa. Para colocar em prática o Personae nas 370 lojas do shopping foi utilizada uma estratégia diferenciada: formar multiplicadores do projeto, envolvendo funcionários da administração, lojistas e prestadores de serviços. "O primeiro passo foi a identificação dos problemas nas lojas, através de inspeções periódicas", explica Nicolas.

Outra ação do projeto tem sido realizar, regularmente, reuniões com os funcionários, gerentes e donos das lojas para debates sobre atitudes aparentemente simples, como procedimentos de prevenção de acidentes. A proposta é estimular os lojistas para fazerem do projeto uma ferramenta para o seu cotidiano.

A proposta é estimular os lojistas para fazerem do projeto uma ferramenta para o seu dia-a-dia. Nesta direção, a loja Colombo, por exemplo, “vestiu a camisa” do Personae. Os problemas identificados como, por exemplo, escadas e hidrantes de incêndio em locais obstruídos, foram resolvidos e, atualmente, a operação do Parque D. Pedro é a segunda loja Premium da rede.

"É dever de todos zelar pela saúde de seus trabalhadores e clientes. Não poderia ser diferente em um shopping center. A responsabilidade social começa com a preocupação com as pessoas que nos rodeiam. Uma cultura de antecipação permite a prevenção de acidentes que possam causar danos a nós próprios e aos outros", conclui.

Outras ações desenvolvidas no Personae têm metodologia muito simples e eficaz. Todos os meses os colaboradores, tanto dos escritórios quanto dos empreendimentos, recebem uma "Safety Tip", ou seja, uma dica de segurança e saúde relacionada ao cotidiano nos shoppings. Esta mensagem é passada pela administração aos lojistas. A idéia é que estes, por sua vez, repassem aos seus funcionários e familiares, difundindo cada vez mais a informação. Além das dicas mensais, informações são enviadas periodicamente através das "Quick Wins", lembretes providenciais para reforçar o ideal do projeto.

A implementação do programa tem duração de 4 anos e tem como objetivo tornar a Sonae Sierra a empresa de shoppings com as práticas e regulamentações mais avançadas em termos de Segurança e Saúde, um dos pilares da política de Responsabilidade Social da Empresa, na Europa e no Brasil

Investimento total no Projeto Personae – Europa e Brasil, somam 6 milhões de Euros, os números de Shoppings Sonae Sierra na Europa e Brasil são 44. No Brasil são nove shoppings em operação, com 20 mil colaboradores, ou seja, pessoas atingidas pelo Projeto no país, com 1.700 lojas , e 7 milhões 560 mil visitantes ao mês.

Aplicação do projeto: São feitas inspeções periódicas nas lojas dos shoppings para levantamento de ‘não conformidades’ – que são situações que podem causar acidentes (pode-se inclusive acompanhar uma dessas inspeções). Lojistas,f uncionários e terceirizados participam de palestras nos shoppings. ‘Safety Tips", ou seja, dicas de segurança e saúde relacionada ao cotidiano nos shoppings são passadas pela administração aos lojistas. A idéia é que estes, por sua vez, repassem essas mensagens aos seus funcionários e familiares, difundindo cada vez mais a informação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira