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05/02/2016 - 07:16

Lenovo anuncia lucro líquido no 3T do ano fiscal 2015/2016: US$ 294 milhões, 14% de crescimento

Produtos inovadores, eficiência operacional e ações de realinhamento promoveram o forte desempenho da Lenovo no período, apesar das turbulências do setor e da economia. Retorno da lucratividade no terceiro trimestre — com receita bruta de US$ 397 milhões (excluindo encargos contabilísticos não monetários relacionados a fusões e aquisições), receita bruta declarada de US$ 320 milhões, até 17% em relação ao ano anterior, e renda líquida de US$ 300 milhões — após a reestruturação e cobranças únicas que geraram prejuízo no segundo trimestre. A receita foi de US$ 12,9 bilhões, uma queda de 8% em relação ao ano anterior ou de 2% em moeda com valor constante. A Lenovo concluiu rapidamente seu plano de reestruturação e está encaminhado para oferecer economias de US$ 650 milhões na segunda metade do ano e US$ 1,35 bilhão anualmente. A Lenovo alcançou suas metas declaradas de retorno em dispositivos móveis após quatro a seis trimestres do acordo com a Motorola e permanece encaminhada para alcançar US$ 5 bilhões em receita de produtos corporativos, em uma base de moeda com valor constante. A Lenovo ampliou sua participação no mercado de PCs e obteve uma participação elevada recorde de 21,6%*. EPS (Ganhos Por Ação) básico de 2,71 centavos de dólar americano, ou 21,01 centavos de dólar de HK.

São Paulo — Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou os resultados para seu terceiro trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015. A receita trimestral foi de US$ 12,9 bilhões, uma redução de 8% em relação ao ano anterior, ou 2% em relação ao ano anterior em moeda com valor constante. A receita bruta no terceiro trimestre, excluindo encargos contabilísticos não monetários relacionados a fusões e aquisições de US$ 77 milhões, foi de US$ 397 milhões, enquanto a receita bruta relatada foi de US$ 320 milhões, um aumento de 17%, excedendo as estimativas de analistas. A renda líquida foi de US$ 300 milhões, um aumento de 1%, também excedendo as estimativas de analistas.

As ações de realinhamento decisivas que a Lenovo anunciou em agosto de 2015 estão no caminho certo para a obtenção de US$ 1,35 bilhão em economias projetadas para todo o ano. Essas economias estão oferecendo à Lenovo uma estrutura de custos que é significativamente mais baixa do que a de seus pares. Em combinação com sua sólida execução e seu pipeline de inovação, a Lenovo está transformando seu modelo de negócios, seus processos e sua organização, posicionando-se para manter os negócios saudáveis mesmo no ambiente atual.

"No último trimestre, embora tenhamos sido impactados pela desaceleração macroeconômica global, por flutuações de moeda nos principais mercados e declínio no mercado de PCs, a Lenovo ainda obteve lucros elevados recordes e cumpriu nosso compromisso de recuperar os negócios de dispositivos móveis", diz Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo. "Em seguida, em PCs, iremos aproveitar a tendência de consolidação, a substituição de PCs comerciais e as oportunidades nas categorias de produtos inovadores para promover o crescimento. Em Mobile, iremos criar escala e eficiência para acelerar nosso crescimento nos mercados emergentes, a inovação nos mercados maduros com produtos inovadores e marcas premium e expandir no mercado aberto da China com um portfólio de produtos mais forte. E, finalmente, em Produtos corporativos, iremos aproveitar as principais tecnologias e parcerias estratégicas para gerar um crescimento lucrativo."

O lucro bruto da empresa para o terceiro trimestre fiscal diminuiu 10% em relação ao ano anterior, para US$ 1,9 bilhão, enquanto a margem bruta permaneceu em 14,6%. O lucro operacional para o trimestre foi de US$ 379 milhões. Os ganhos básicos por ação para o terceiro trimestre fiscal foi de 2,71 centavos de dólar americano, ou 21,01 centavos de dólar de HK. As reservas de dívida líquida em 31 de dezembro de 2015 totalizaram US$ 49 milhões.

Visão geral dos grupos de negócios — No PC Group, ou PCG, que inclui PCs e tablets com Windows, as vendas trimestrais da Lenovo foram de US$ 8 bilhões, uma queda de 12%, com receita bruta de US$ 405 milhões, uma queda de 18% em relação ao ano anterior. Uma desaceleração maior do que o esperado no mercado de PCs e flutuações no câmbio prejudicaram os resultados do grupo de PCs. A margem de receita bruta foi de 5%, comparativamente estável, caindo quatro pontos em relação ao ano anterior, mostrando a força operacional da Lenovo.

A Lenovo permaneceu em primeiro lugar pelo 11º trimestre consecutivo. Ela alcançou uma alta participação de mercado, recorde de 21,6%, ampliando sua liderança em relação ao fornecedor do segundo lugar. Ela forneceu 15,4 milhões de PCs no trimestre, com 6,7% para o declínio geral do mercado de 10,9%. No segmento mundial de consumidores, a Lenovo teve uma participação recorde de mercado de 19,7%. Na China, a participação de mercado da Lenovo aumentou 1,7 pontos, permitindo a quebra do limite de participação de mercado em 40% pela primeira vez na história. A Lenovo irá aproveitar a consolidação do setor, uma forte atualização comercial promovida pelo Windows 10 e fascinantes novos produtos conversíveis e destacáveis para aumentar a participação no mercado e alcançar sua meta de 30% em participação no mercado mundial de PCs, enquanto mantém uma forte lucratividade.

No Mobile Business Group, ou MBG, que inclui produtos da Motorola, celulares com a marca Lenovo, tablets com Android e smart TVs, a Lenovo cumpriu seu compromisso de retorno quatro a seis trimestres após adquirir a Motorola, com uma reestruturação bem-sucedida e um forte desempenho nos mercados emergentes fora da China. As vendas trimestrais foram de US$ 3,2 bilhões , uma queda de 4% a partir do 3º trimestre do ano fiscal de 2014-15, o que incluiu dois meses de resultados da Motorola. A Motorola contribuiu em US$ 2 bilhões para as receitas do MBG da Lenovo. O prejuízo total bruto do MBG foi de US$ 30 milhões, com uma margem de prejuízo bruto de 0,9%, um aumento de 7,2 pontos em relação ao trimestre anterior.

O volume total de smartphones teve um declínio de 18,1% em relação ao ano anterior, com 20,2 milhões de unidades vendidas. Fora da China, a Lenovo viu uma taxa de crescimento de 15% em relação ao ano anterior, promovida pelos mercados emergentes fora da China. A Lenovo viu um hipercrescimento nas remessas de smartphones na Índia e na Indonésia, que tiveram aumento de 206% e 318%, respectivamente. No último trimestre, 75% do volume veio de fora da China; neste trimestre, ele aumentou para 83%. Além disso, a Motorola viu as remessas saltarem 25% em relação ao trimestre anterior, mostrando maior estabilidade. Na China, a reestruturação da Lenovo começou a compensar. E uma nova estratégia sólida de duas marcas — com duas principais marcas, Lenovo Moto e Lenovo Vibe — foi estabelecida, promovendo consistência e eficiência para os negócios de smartphones.

No Enterprise Business Group, ou EBG, que inclui servidores, armazenamento, software e serviços vendidos sob as marcas ThinkServer e System x, as vendas foram de US$ 1,3 bilhão, um aumento de 8% em relação ao ano anterior e 12% em relação ao trimestre anterior. System x teve aproximadamente US$ 1 bilhão em vendas. O PTI relatado — que incluiu encargos contabilísticos não monetários relacionados a fusões e aquisições — foi negativo em US$ 14 milhões, melhorando anual e sequencialmente. O EBG foi operacionalmente lucrativo no trimestre. Além disso, ele tem fornecido receitas e receita bruta operacional melhores a cada trimestre desde que System x foi adquirida.

Esse desempenho foi gerado por ganhos em hiperescala na China. O EBG estabilizou seus negócios tradicionais focados em data center, enquanto atacou as oportunidades em rápido crescimento de nuvem, hiperescala e hiperconvergentes. Com relação as parcerias, novidades promissoras com empresas de software e hiperconvergência — Nutanix, Red Hat e, mais recentemente, SAP — diferenciam as ofertas da Lenovo e fortalecem sua competitividade. A Lenovo permanece no caminho certo para alcançar sua meta de US$5 bilhões para os negócios corporativos no ano fiscal de 2015-16, em uma base de moeda com valor constante.

Visão local geográfica — Nas Américas, a Lenovo viu as vendas consolidadas caírem 7% em relação ao ano anterior para aproximadamente US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre. Isso representou 31% das vendas mundiais totais da Lenovo. O lucro operacional na região foi de US$ 76 milhões, em comparação com um prejuízo de US$ 22 milhões registrado no mesmo período do ano passado. A margem de lucro operacional foi de 1,9%. O desempenho aprimorado foi um resultado do realinhamento geral dos negócios e de ações de reestruturação no Brasil e na América Latina.

Regionalmente, a participação no mercado de PCs aumentou de 1,9 pontos percentuais de um ano atrás para 13,1%, de acordo com estimativas preliminares do setor. O sólido desempenho foi conduzido pelo forte crescimento no mercado crítico de PCs nos EUA, onde as remessas aumentaram 21% em relação ao ano anterior, contra um declínio de mercado de 4%. Isso trouxe a participação no mercado americano da Lenovo para 12,5%, um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em dispositivos móveis, os novos telefones Motorola geraram um forte aumento de 52% em remessas em relação ao trimestre anterior na América do Norte, enquanto algumas oportunidades de hiperescala geraram bons resultados para os produtos corporativos.

*. Os dados da IDC do quarto trimestre de 2015 — ** A Empresa forneceu detalhamentos financeiros por produto no comunicado de resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2014/15. Após os investimentos na Motorola e emSystem x concluídos durante o 3º trimestre do ano fiscal de 2014/15 da Lenovo, a Lenovo começou a relatar por grupo de negócios a fim de auxiliar na compreensão do desempenho desses negócios.

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa global da Fortune 500 avaliada em US$ 46 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para os segmentos comercial, corporativo e de consumo. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade abrange PCs (incluindo a legendária linha Think e a marca multimodal YOGA), workstations, servidores, armazenamento, smart TVs e uma variedade de dispositivos móveis, como smartphones (incluindo a marca Moto), tablets e aplicativos. | www.lenovo.com.

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