Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2016 - 07:58

Grupo BB e Mapfre patrocina retrospectiva sobre Iberê Camargo

Em cartaz no CCBB de Belo Horizonte até 28 de março, exposição reúne mais de 130 obras do artista entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes.

Reconhecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a melhor exposição retrospectiva em 2014, a exposição “Iberê Camargo: um trágico nos trópicos” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte reunindo 134 obras do artista, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes especialmente selecionados pelo curador, professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio.

A mostra, que já passou pelo CCBB-SP, MAM Rio e CCBB-Brasilia, fica em exibição na cidade até o dia 28 de março, com entrada gratuita, e tem o patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

“Tão importante quanto apoiar a realização de projetos socioculturais é destacar sua relevância para a sociedade, compartilhando os benefícios com todos os nossos públicos e fortalecendo o posicionamento do Grupo como uma empresa que acredita e investe na cultura”, afirma Gilberto Lourenço, diretor-geral de Administração, Finanças e Marketing do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

“Como seguradora, nosso papel é proteger as pessoas e os seus bens, mas esse posicionamento também envolve o cuidado com o desenvolvimento sociocultural que, para o Grupo BB e Mapfre , é considerado como um dos elementos fundamentais para a geração de valor à sociedade”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre.

Os trabalhos do artista dividem-se em dois eixos, sendo o primeiro entre as décadas de 1950 e 1970, que destaca a poética madura de Iberê e, o segundo, já no final da década de 1980 e início dos anos 1990, marcado por sua dimensão trágica.

Obras como Natureza Morta, da década de 1950 – período em que Iberê retornou da Europa para o Rio de Janeiro depois de estudar com mestres como Carlos Alberto Petrucci, De Chirico e André Lhote –, até as grandes e trágicas telas de sua última fase, nos anos 1990, que incluem as séries Ciclistas, As Idiotas e Tudo Te é Falso e Inútil, poderão ser vistas.

“O núcleo da exposição é o processo de amadurecimento da trajetória de Iberê, um dos maiores artistas da segunda metade do século XX; um pintor que brigou pela qualidade das tintas e, consequentemente, pela valorização das obras. Foi uma vida inteira dedicada à arte”, afirma o curador Camillo Osorio.

Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui mais de sete mil obras, entre desenhos, gravuras e pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê Camargo conquistou inúmeros prêmios e participou de diversas exposições internacionais, tais como Bienal de São Paulo, Bienal de Arte Hispano-Americana em Madri, Bienal de Veneza, Bienal de Gravuras em Tóquio, entre outras exposições importantes. Faleceu em 1994, deixando sua obra a Maria, sua esposa e companheira inseparável, cuja coleção compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo. Acervo digital

Além das obras em exposição no CCBB BH, o público pode acessar o Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo [www.iberecamargo.org.br/acervodigital]. São quatro mil obras disponibilizadas em hotsite, com possibilidade de pesquisas cruzadas entre imagens e informações.

Curiosidades No hotsite, é possível conferir preciosidades, como um cartão de Natal que Iberê recebeu de Jorge Amado e Zélia Gattai e a troca de correspondência dele com o também artista Alberto da Veiga Guignard. Também um abaixo-assinado liderado por Iberê e enviado ao presidente das Organizações Globo na época, Roberto Marinho, criticando o fato de o jornal O Globo dar cotações “bom”, “razoável”, “sofrível”, às exposições de arte.

Exposição: “Iberê Camargo – Um Trágico Nos Trópicos”, de 27 de janeiro a 28 de março de 2016, de quarta a segunda, das 9h às 21h

Curadoria: Luiz Camillo Osorio | 134 obras entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes, no CCBB BH. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte (MG). Entrada gratuita [www.iberecamargo.org.br ].

O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre — Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a Mapfre Seguros, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira