Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2016 - 08:14

Alma Brasileira — Antropogeografia Oculta


"Alma Brasileira" retrata a história do País sob novas perspectivas e reconhece a cultura perdida das terras sul-americanas. Wesley de Aragão Moraes compilou conhecimentos antigos e esquecidos do Brasil e resgata em livro o elo perdido da nossa cultura.

O livro de Wesley Aragão de Moares, publicado pela Barany Editora, retrata o tema considerado uma categoria ao mesmo tempo sociológica, sócio-psicológica, histórica, geopolítica e esotérica – Alma Brasileira. Aragão fala de deuses e de demônios antigos, de homens simiescos que descendem do humano mais antigo e das ligações entre os indígenas e seus misteriosos espíritos ancestrais. Dessa forma, toda cultura perdida sobre a sabedoria dos xamãs indígenas é explorada, que jaz em nosso inconsciente coletivo a ancestralidade das terras brasileiras, da mesma forma que a sabedoria dos africanos foi importante para essa formação, a partir do parentesco antigo com o continente sul-americano – terras irmãs, separadas pelo Oceano Atlântico, que são assim religadas pela nossa história.

É abordada a chegada dos lusitanos nas terras brasileiras, que trouxe sua língua e sua cultura para sobrepor o antigo conhecimento caboclo do nhengatu e como esta língua se perdeu e prevaleceu o português – empreitada da coroa lusitana tão bem realizada que nos esquecemos que falávamos outra língua há menos de 250 anos.

Autor — Wesley Aragão de Moraes, mineiro de Juiz de Fora, nasceu em 1957. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1982. Fez mestrado em Ciências da Religião, na mesma universidade, em 1994. Trabalhou então com a questão do diálogo entre as religiões, em prol da paz e da compreensão mútua. Em 2004 concluiu o doutorado em Antropologia, no Museu Nacional, UFRJ, no Rio de Janeiro, tendo pesquisado o xamanismo indígena alto-xinguano. Dedicou-se também à etnobotânica, desde 2003, com interesse especial pelas plantas medicinais nativas da Mata Atlântica brasileira e das formas populares de cura, tais como benzeção e a as práticas dos raizeiros rurais. Desde adolescente interessou-se por ocultismo, religiões orientais como hinduísmo e budismo, meditação, yoga, tendo participado ativamente do movimento internacional "Missão Ramakrishna", então sediado em Belo Horizonte. Participou de grupos espíritas e, já como estudante universitário, passou a se dedicar à medicina antroposófica, na clínica. Após alguns anos de prática, tornou-se docente nos cursos de medicina antroposófica, escritor de textos didáticos para os mesmos e autor de livros referentes ao assunto (Salutogênese e autocultivo, publicado pelo Instituto Gaia, 2007, e Medicina antroposófica, um paradigma para o século XXI, publicado pela ABMA, Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, 2006).

Barany Editora, 2014 | ISBN: 978-85-61080-43-4 | Assunto: Antropologia, cultura, etnologia, história | 260 Páginas | Capa: brochura; | Formato: 16cm x 23cm | Preço: 39,90 | www.baranyeditora.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira