Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2016 - 08:27

Venda de usados na internet movimenta R$ 70 bilhões no Brasil em 2015, de acordo com relatório da OLX

No período, a cada dois segundos um produto foi vendido na plataforma. Os itens mais comercializados foram celulares, seguidos por carros e móveis.

Em 2015, a OLX – maior plataforma de classificados online gratuitos do Brasil –— movimentou R$ 70 bilhões em transações de compra e venda de produtos usados no mercado brasileiro. O número representa mais de 1% do PIB nacional¹ e reforça o potencial de impacto desse setor de usados na economia.

“A exemplo do que já aconteceu nos Estados Unidos e em países da Europa, os brasileiros estão começando a incorporar a cultura de compra e venda de usados”, afirma Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil. “Isso porque, as pessoas começam a perceber que possuem verdadeiras fortunas em produtos sem uso dentro de casa, os quais podem ser vendidos, não só gerando um retorno financeiro, mas permitindo realizar projetos e objetivos, ao mesmo tempo em que representam uma postura de consumo sustentável, ao ampliar o ciclo de vida dos produtos”, complementa.

De acordo com o relatório de resultados de 2015 da OLX, no período, 80 milhões de novos anúncios foram postados na plataforma, o que representa um crescimento de 60% e uma média de três novos anúncios por segundo. A plataforma calcula que a cada dois segundos, um item anunciado foi vendido.

Ainda segundo a OLX, as cinco subcategorias de produtos mais vendidos no ano passado por meio de anúncios na plataforma foram: Celulares e Telefonia (1º lugar), Carros (2º), Móveis (3º), Eletrodomésticos (4º) e Videogames (5º). Já sobre palavras mais buscadas na OLX, em primeiro lugar aparece Gol (na categoria Carros), seguida por iPhone (na categoria de Celulares e Telefonia) e Geladeira (na categoria de Eletrodomésticos).

Crise aumenta busca por classificados online — O cenário de desaceleração da economia brasileira tem sido um dos fatores responsáveis pela aceleração no crescimento de uso da OLX, que hoje contabiliza cerca de 13 bilhões de anúncios ativos, mais de 43 milhões de usuários únicos mensais e 3 bilhões de pageviews por mês.

“Temos percebido que a crise econômica tem influenciado o crescimento no uso de classificados online gratuitos. Isso porque, muitos brasileiros começam a perceber que têm objetos sem uso em casa que podem ser vendidos na OLX para fazer um dinheiro extra. Ao mesmo tempo em que a redução do crédito e da renda está levando as pessoas a buscarem a compra do item usado – que em média custa de 40% a 70% mais barato do que um novo”, analisa o CEO da OLX Brasil, que acrescenta: “A situação econômica, somada às ações que a OLX tem desenvolvido para criar essa cultura de classificados online no Brasil e à disseminação no uso dos dispositivos móveis têm motivado um cenário de aceleração do setor.”

Do total de acessos à OLX, mais de 60% já são realizados por meio de dispositivos móveis e do aplicativo da marca, o qual possui uma série de funcionalidades voltadas a facilitar as transações entre compradores e vendedores, como a comunicação instantânea por chat, filtros avançados de buscas, dicas de postagem, marcação de favoritos e login para email e redes sociais. .¹ O PIB somou R$ 5,521 trilhões em 2014, segundo o IBGE.

A OLX — Criada em 2006, a OLX é a maior plataforma de classificados online gratuitos em todo o mundo, com atuação em mais de 40 países e disponível em 50 idiomas. Com foco no mercado de transações online C2C (consumidor para consumidor), a plataforma oferece um serviço rápido e fácil que tem como objetivo facilitar a transação entre pessoas que querem comprar, vender ou trocar produtos usados.

No Brasil desde 2010, a OLX tem como missão despertar nos indivíduos a percepção da importância da venda e compra de itens sem uso, com o intuito de melhorar a vida das pessoas e estimular uma nova cultura de consumo.

No final de 2014, a Naspers Limited e a SnT Classifieds, fecharam acordo para criação de uma joint-venture que criou a maior plataforma de classificados online gratuitos do Brasil. Sob a marca OLX, a união beneficia os consumidores brasileiros, que têm acesso a uma plataforma com o dobro de audiência e de conteúdo, o que torna as transações para compra e venda de produtos mais rápidas e fáceis. | http://www.olx.com.br/celular.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira