Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2016 - 07:44

Apex-Brasil debate sustentabilidade em grandes eventos internacionais

Seminário sobre o tema ocorrerá durante o Rio Open 2016, no Rio de Janeiro.

Considerada um diferencial competitivo por empresas de todos os portes que buscam o mercado internacional, a sustentabilidade ganha ainda mais visibilidade por ocasião dos grandes eventos internacionais, como Olimpíadas ou torneios esportivos, a exemplo do Rio Open 2016 que acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Com o objetivo de fomentar a discussão e sensibilizar empresas, empreendedores e sociedade em relação ao tema, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) promove dia 15, o Summit “Os Grandes Eventos no Alvo da Sustentabilidade”.

O seminário é uma das ações que a Apex-Brasil, patrocinadora do torneio de tênis Rio Open 2016, organiza durante o evento. Após o debate, os participantes visitarão o espaço de hospitality da Apex-Brasil na Sede Social do Jockey Club, onde acontece o torneio, e assistirão a alguns dos jogos.

“Grandes eventos são uma ótima oportunidade para comunicar e disseminar os temas de sustentabilidade. A indústria de eventos gera um volume de negócios extremamente significativo, movimenta uma massa de atividades e lida com fornecedores dos mais diversos tipos. A partir dessas discussões, pretendemos contribuir para estimular a contratação de produtos e serviços sustentáveis e o desenvolvimento de novas soluções”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil.

A programação do Summit inclui palestras de Paulo Branco, vice-coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e de Tânia Braga, gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Rio 2016 do Comitê Organizador do Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela falará sobre como a organização dos Jogos de 2016 trabalha para contribuir para o desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços sustentáveis.

Ainda durante o seminário, uma roda de conversas envolverá um grupo de quatro empresas que se diferenciam por seus atributos de sustentabilidade e pelos impactos ambientais e sociais positivos que promovem. Participam: Rede Asta —negócio social que leva a consumidores em todo o Brasil produtos de design feitos por grupos produtivos de regiões de baixa renda; Feitiços Aromáticos — detentora das marcas Brasil Aromáticos e Feitiços Aromáticos, a empresa trabalha por práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas e é certificada pelo Sistema B, certificação internacional concedida a empresas que criam produtos ou serviços voltados a resolver problemas socioambientais.; Courrieros - empresa de entrega de documentos e pequenos pacotes que utiliza apenas bicicletas. Também é certificada pelo Sistema B e atua no Rio de Janeiro e em São Paulo. Uma quarta empresa é a The Products Brasil - negócio social que colabora para a inclusão das crianças com deficiência física por meio de inovadores produtos de design universal e tecnologias assistivas.

O Summit também apresentará o projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor - ICV Global, parceria da Apex-Brasil com o GVces, cujo objetivo é fomentar a internacionalização de micros, pequenas e médias empresas que se diferenciam por seus atributos de inovação e sustentabilidade. Na primeira edição, realizada em 2015, 58 empresas se inscreveram no edital de seleção e dez foram selecionadas para participar de oficinas mensais de capacitação. Nessas oficinas, elas aprenderam a aprimorar os atributos de sustentabilidade de seus produtos, serviços, comportamento empresarial e argumentos de venda. O projeto também incluiu rodada de negócios com compradores internacionais e missão prospectiva de mercado aos EUA. A segunda edição está com as inscrições abertas e atenderá a 30 empresas, sendo 10 do Nordeste.

Negócios no Rio Open — A Apex-Brasil trará ao Rio de Janeiro mais de 60 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros entre os dias 18 e 21 de fevereiro, durante os jogos do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. A ação é realizada em parceria com 30 empresas exportadoras e entidades setoriais brasileiras. Cada uma se responsabilizará pela vinda de dois potenciais clientes, que cumprirão agendas de negócios e assistirão aos jogos do torneio de tênis.

A Apex-Brasil também organiza, nos dias 16 e 17 de fevereiro (terça e quarta-feira), respectivamente, os seminários “Investimentos: Private Equity in Brazil”, Born Global: Lições dos jovens empreendedores para vencer no mercado internacional ambos no restaurante Rubaiyat. Os encontros têm o objetivo de debater temas fundamentais que estimulem a economia brasileira tanto no campo das exportações quanto de investimentos estrangeiros diretos.

. Programação das 9h às 12h, no Restaurante Rubaiyat - Rua Jardim Botânico, 971 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira