Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2016 - 07:39

Helder Barbalho inicia em Santos a mobilização para o combate ao Aedes aegypti nos portos


Ministro conheceu o preventivo desenvolvido Codesp, visitou cais, conversou com portuários e distribuiu panfletos

O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República, iniciou no dia 13 de fevereiro(sábado), a mobilização do setor portuário para combater a disseminação do mosquito Aedes aegypti, durante evento na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em Santos (SP). O ato, aberto pelo diretor-presidente da Codesp, Alex Oliva, teve como objetivo motivar, ainda mais, a comunidade portuária a intensificar as ações para inibir focos nas áreas do Porto de Santos, em São Paulo, e reduzir a incidência do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. Mais de 130 pessoas, entre autoridades, entidades de classe e empresários portuários estiveram presentes para apoiar a iniciativa do Governo Federal nos portos.

“Um porto da grandeza e importância como o de Santos se torna emblemático neste momento. A partir daqui, a repercussão desse desafio que é o combate ao Aedes aegypti está garantida. Com o apoio de todos, governos e comunidade, cada um fazendo seu papel, certamente eliminaremos esta ameaça. Todos unidos somos mais fortes que um mosquito”, enfatizou o ministro Barbalho em seu discurso.

O presidente da Codesp, Alex Oliva, destacou a importância da parceria entre porto e cidade, que estabeleceu um rigoroso programa de monitoramento e controle, com um balanço muito positivo de ações promovidas na região do porto e seu entorno. “Iniciarmos a campanha em âmbito nacional com a presença do ministro Barbalho já indica a responsabilidade que temos aqui no setor portuário”, comentou o presidente da Codesp, Alex Oliva.

Dentro da proposta de interação cidade-porto e porto-cidade, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também destacou a integração com a administração portuária, lembrando que em relação ao último ano, o trabalho de combate ao Aedes apresentou resultados muito positivos, com uma baixa de 50 por cento, nos casos apurados.

Após o evento, o ministro visitou o Cais de Outeirinhos, supervisionou as ações, conheceu uma armadilha para capturar o mosquito Aedes e conversou com diversos portuários. Ele acompanhou a demonstração de atividade da Truly Nolen Pest Control para intensificar o controle e o monitoramento do mosquito Aedes nas áreas públicas do Porto. Especializada e referência mundial no controle de pragas, a empresa atuará com 16 profissionais no controle do vetor, através de vistorias diárias em áreas administrativas e operacionais.

Os trabalhos abrangem a eliminação de eventuais criadouros, aplicação de larvicidas e nebulização em pontos estratégicos e serão desenvolvidos em um prazo de 180 dias. Serão instaladas armadilhas de captura de mosquitos adultos, do gênero Aedes aegypti, em pontos estratégicos do Porto para realizar o monitoramento vetorial. Esse controle será feito semanalmente, permitindo identificar pontos críticos de infestação, traçando um perfil da área.

Visita à Pinacoteca — Durante visita à Pinacoteca Benedicto Calixto, o ministro ressaltou a importância do local argumentando que a juventude precisa conhecer a história e que é preciso trazer a memória para valorizá-la e poder projetar o futuro. Ele destacou a necessidade da interação entre cidade-porto porto cidade. “Sabendo do protagonismo e importância que a cidade de Santos tem para o desenvolvimento portuário do Brasil, essa relação precisa ser recíproca, de mão dupla. Esta relação se dá quando o porto vive a estratégia da cidade e o porto compreende que precisa retribuir a oferta que a cidade lhe faz todos os dias de maneira ativa trabalhando, valorizando e humanizando essa relação.”

A entidade, uma das principais referências culturais da cidade, que possui importante acervo do pintor santista que lhe confere o nome, recebe neste ano, pela primeira vez, patrocínio da Codesp. Um dos objetivos do patrocínio a projetos na área de cultura é permitir uma interação maior entre a cidade e porto nos aspectos: social, cultural, esportivo e ambiental.

A presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto, SilviaTeixeira Penteado, destacou o apoio da Codesp e de empresas portuárias. “As empresas, através de seus patrocínios, tornam possível esta casa tão importante para a cultura da cidade de Santos. Do sonho à realidade”. Silvia Penteado comentou, ainda, a participação do complexo portuário nas iniciativas da cidade, afirmando que, hoje, a saúde, a cultura e o desenvolvimento nacional estão sendo beneficiados através da atuação do Porto de Santos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira