Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2008 - 13:46

Taxa de câmbio “real” é a menor dos últimos nove anos

A desvalorização recente do dólar fez com que, em termos reais, a taxa de câmbio fosse a menor nos últimos nove anos. A taxa de câmbio “real” é uma medida da taxa de câmbio obtida por meio de uma comparação dela com a inflação do período no Brasil e nos principais parceiros comerciais.

A taxa de câmbio atual é inferior à taxa de janeiro de 1999, mês em que ocorreu a mudança do regime cambial. Em outras palavras, pode-se afirmar que a taxa de câmbio atual é próxima a taxa de janeiro de 1999, caso não tivesse ocorrido inflação no Brasil e nos principais parceiros comerciais. O cálculo desta taxa foi feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Já a taxa de câmbio nominal está em nível próximo ao do primeiro trimestre de 2000. Vale ressaltar, entretanto, que, como medida de competitividade, a taxa de câmbio nominal não permite o mesmo tipo de comparação da taxa de câmbio real. Por exemplo, uma taxa de câmbio de R$ 1,72 em 2008 não tem o mesmo significado de uma taxa de câmbio de R$ 1,72 em 2000, pois a inflação do período deveria se refletir numa desvalorização do real na mesma proporção da variação dos preços para que a taxa de câmbio estivesse, de fato, no mesmo nível.

A questão principal desta análise é que a taxa de câmbio atual é praticamente a mesma de quando a economia brasileira tinha um regime de bandas cambiais, que resultou em aumento acentuado das importações, com efeitos prejudiciais à indústria nacional, que perdeu competitividade. O reflexo na economia foi sentido pelas baixas taxas de crescimento econômico nos anos de 1997 e 1998. Como há uma defasagem temporal entre o valor do câmbio e o impacto nas exportações e importações, a valorização da moeda brasileira constitui uma fonte de preocupação para os próximos anos.

. Por: Pedro Raffy Vartanian, consultor do Núcleo de Negócios Internacionais da Trevisan Consultoria e professor da Trevisan Escola de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira