Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2016 - 08:18

Mozarteum Brasileiro oferece benefícios culturais para pessoas físicas

Que direcionarem parte do IR para a instituição . Em 2016, utilizando o benefício da Lei Rouanet, pessoas físicas poderão apoiar o Mozarteum Brasileiro e seus projetos educativos. Essa ação beneficia a Temporada Internacional 2016, a academia Canto em Trancoso, além de gerar mais fundos para as dezenas de bolsas de estudo nacionais e internacionais, de curta e longa duração, concedidas para estudantes brasileiros de música clássica.

“Nós não temos fins lucrativos, nosso objetivo é apoiar e incentivar a democratização da música clássica em diversas frentes e a ajuda financeira extra que poderemos receber diretamente das pessoas físicas deverá ter um peso substancial em nossas atividades”, destaca a presidente da instituição, Sabine Lovatelli.

Além da isenção fiscal de até 100% da contribuição prevista em lei (até o limite de 6% do valor do imposto a ser pago), os doadores receberão benefícios culturais como menção opcional na página de patronos e no livro programa; preferência na compra de ingressos e assinaturas; acesso a ensaio e ao backstage; participação como ouvinte nas masterclasses da temporada.

As masterclasses são realizadas gratuitamente durante todo o ano, geralmente em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Trancoso (BA), com grandes nomes da música clássica mundial; e são o principal meio para que estudantes de instrumentos ou voz sejam notados por um colegiado de renome internacional.

Participando das masterclasses, os jovens são avaliados pelos professores, artistas profissionais, e têm a chance de concorrer a bolsas de estudo integral – orientação pré-viagem, transporte aéreo e terrestre, alimentação, hospedagem e aulas – que podem ser decisivas para suas carreiras.

Outras bolsas promovidas pela instituição requerem especificamente audição, por vídeo ou presencial, seguindo critérios minuciosos. Até o momento, já foram concedidas 175 bolsas, quase todas na Europa, o que é um provável recorde nacional. Junto com as demais atividades, essa iniciativa posiciona o Mozarteum Brasileiro como a principal organização sem fins lucrativos do país, mantenedora da música erudita enquanto arte e educação.

Interessados em apoiar a música clássica no Brasil podem se tornar doadores pessoa física com redirecionamento do Imposto de Renda a partir de R$ 1 mil. Mais informações podem ser obtidas no site www.mozarteum.org.br ou pelo telefone (11) 3815-6377.

Atrações 2016 — A Temporada 2016 contempla apresentações na Sala São Paulo de abril a outubro, iniciando com Angelika Kirchschlager & Cappella Istropolitana, Orquestra Sinfônica de Bamberg (que também tocará gratuitamente no Parque Ibirapuera, incluindo uma performance exclusiva para crianças), Gidon Kremer & KREMERata Báltica, Nelson Freire, Mischa Maisky & Tel Aviv Soloists e Coro da Rádio de Berlim & Arte Del Mondo; além de concerto comemorativo de 35 anos do Mozarteum Brasileiro, com o tenor Jonas Kaufmann.

A 2ª academia Canto em Trancoso, de 3 a 11 de julho no Teatro L’Occitane, reunirá 50 bolsistas de todo o Brasil e será coordenada pelo regente Rolf Beck, com participação da mezzo-soprano Lucia Duchonova, convidada especial. No último dia de atividades, bolsistas e músicos profissionais realizarão uma apresentação gratuita para os moradores e turistas do balneário.

Além das bolsas para Trancoso, estão programadas mais nove bolsas em academias internacionais. São elas: 6 bolsas na Chorakademie Lübeck, 1 na Deutsches Symphonie Orchester, 1 na Academia da Filarmônica de Berlim, 1 na Academia de Música de Cracóvia.

Mozarteum Brasileiro -— 35 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum Brasileiro surgiu com o compromisso de levar a todos os públicos o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. A produção de grandes concertos é apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. Com o Projeto Mozarteum, desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, por meio de masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças e concertos ao ar livre. Os programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros e bolsas de estudo para jovens nas melhores academias internacionais, promovidos pelo Mozarteum, já beneficiaram cerca de 200 estudantes de música e canto. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York; respeitadas companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira