Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2016 - 07:52

Cencosud anuncia plano de investimento de US$ 2,5 bilhões para os próximos quatro anos

Plano para o período segue estratégia de rentabilidade e solidez financeira, bem como o ambiente macroeconômico regional. Investimento para 2016 será de US$ 500 milhões. Serão privilegiados os investimentos em infraestrutura, logística e tecnologia para aumentar a eficiência, potencializar as estratégias da integração dos canais existentes e a remodelação das instalações. Empresa avança para se preparar para uma eventual abertura de capital em bolsa da sua unidade de Shopping Centers, o que pode implicar em um plano adicional de investimento.

Cencosud (NYSE: CNCO, SSE: Cencosud), um dos principais grupos varejistas da América Latina, com presença em cinco países, acaba de anunciar o plano de investimento para 2016 e plano de crescimento orgânico para o período 2016-2019.

Este ano, a empresa espera uma receita de USD 16 bilhões[1], com uma margem Ebitda ajustada para o período entre 7,2% e 7,4% sobre a receita. O foco principal do trabalho para o período serão:

1. Eficiência de custos e rentabilidade: em 2015, o foco na eficiência e melhorias de processo, irá gerar uma economia de 120 pontos bases na relação das despesas administrativas sobre vendas em 2016. Além disso, implementadas a revisão de 120 lojas de baixo desempenho, espera-se que os resultados deste programa comece a ser gerado, gradualmente, a partir de 2016.

2. Estratégias da integração dos canais: é um dos pilares estratégicos da empresa para todos os negócios em cinco países. A iniciativa é liderada pelo CEO da empresa, por meio de uma comissão mensal que também envolveu os principais executivos para acelerar avanços, maximizar as sinergias e monitorar os indicadores de desempenho.

3. Fortalecimento Financeiro: Em linha com o compromisso de fortalecer seu balanço e manter o seu grau de investimento, o Grupo Cencosud emitiu dois títulos internacionais e concluiu a venda de 51% do negócio de financiamento de varejo no Chile, e com isso rebaixou a dívida em US$ 630 milhões, reforçando a posição de caixa em dólares e passivos da liquidação no Banco Paris. Além disso, melhorou substancialmente o seu perfil de amortização mantendo baixos níveis de vencimentos para os próximos cinco anos.

Em termos de exposição cambial durante 2015 se tornaram coberturas incrementadas de US$ 150 milhões e um aumento da posição de caixa de US$ 200 milhões de dólares. Em 2016, o Grupo Cencosud pretende continuar a reforçar a posição financeira buscando melhorar as taxas de liquidez e de dívida, e continuar a reduzir a exposição a passivos em moeda estrangeira.

4. IPO Compras: A empresa continua a fazer avanços na preparação para uma possível abertura de capital de sua unidade de Shopping Centers, para o qual está trabalhando na estruturação do apoio de bancos de investimento. Esta operação envolveria o desenvolvimento de um plano de investimentos em expansões e novos projetos mencionados.

5. Alienação de ativos não estratégicos: Em consonância com a manutenção de um foco no core business e de gerar melhorias na rentabilidade, a empresa dedica-se à venda de ativos e negócios não essenciais.

Crescimento Orgânico 2016-2019 — O plano de crescimento orgânico para os próximos quatro anos inclui investimentos de USD 2,5 bilhões e é financiado principalmente pela geração de caixa próprio (este plano não considera os eventuais recursos que surgiriam com o potencial IPO de Shopping Centers e com a venda de ativos não estratégicos).

O Plano de Investimentos para 2016 será de US$ 500 milhões, representando um aumento de 30% em relação ao Plano de Investimento de 2015. Para os anos seguintes, é estimado um crescimento médio anual de 15%.

Jaime Soler, CEO corporativo da Cencosud, afirma que "vamos continuar a avançar sobre a base de uma mesma estratégia definida, que é baseada em continuar a buscar a eficiência em nossas operações, em conformidade rigorosa, disciplina financeira, foco para a liderança máxima e proposição de valor mais abrangente, com o consumidor no centro de todas as nossas ações”.

Grupo Cencosud — Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos. Para atingir esta meta, opera no país com mais de 220 lojas e 30 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos (Eletro Show). Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru — e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira