Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2016 - 07:58

De ‘Favela Criativa’ a ‘Territórios Culturais RJ’


Depois de dois anos, o programa de eficiência energética é ampliado para todo o Rio de Janeiro, numa parceria entre a Light e a Secretaria de Estado de Cultura.

A Light lançou no dia 16 de fevereiro (terça-feira), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e com recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel (PEE), o Territórios Culturais RJ. Trata-se de uma evolução do Favela Criativa, que contou com recursos de R$ 14 milhões, nos dois últimos anos, atuando nas comunidades da capital, levando um conceito inovador de propagação da eficiência energética para cerca de 20 mil jovens de comunidades. O investimento até 2017 será de R$ 20 milhões, com patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura e projetos com recursos da Aneel.

Na nova fase, o projeto alcançará também municípios da Baixada Fluminense como Japeri, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias. O Territórios Culturais RJ atuará em desenvolvimento territorial, formação e fomento, com o objetivo de viabilizar oportunidades de profissionalização e qualificação de agentes culturais; novas tecnologias e de levar novas formas de atuar na gestão sustentável da cidade.

O Territórios Culturais RJ também vai englobar pesquisa e criação artística, por meio de laboratórios criativos de literatura, audiovisual e artes cênicas. Ainda terá foco na preservação do patrimônio, adequação e modernização de museus e pontos de memória; e em ações de desenvolvimento do conceito de cidades criativas.

Com o patrocínio, serão selecionados, entre abril e maio deste ano, cerca de 270 iniciativas. A escolha se dará por meio de chamadas públicas para a inscrição dos projetos.

“O Territórios Culturais RJ é uma forma de a Light investir em mudança cultural, ao incentivar ações com grande poder de inclusão social. Esse tipo de mudança tem tudo a ver com a eficiência energética, pois, quanto mais um jovem compreende suas potencialidades, mais ele será consciente de seu papel em uma sociedade sustentável, em que os recursos precisam ser usados sem desperdício”, afirma Ana Marta Horta Veloso, presidente da Light.

“Temos uma Lei de Cultura que é referência nacional e pioneira e já serviu de exemplo para outros estados. E a Light sempre esteve presente, apoiando os municípios que atende. O momento é de criatividade e isso é importante pra todos nós”, disse o governador Luiz Fernando Pezão.

“ É uma alavancagem do programa original, ampliando a atuação para a Baixada Fluminense. A cultura é um motor de desenvolvimento da economia, como uma possibilidade real de transformar o estado”, afirmou a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

O Programa Territórios Culturais RJ conta, ainda, com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e do Ministério da Cultura (MinC).  

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira