Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2016 - 06:36

Ericsson e Telefónica em parceria pelo 5G

Empresas assinam Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias 5G com foco na Parceria Público-Privada de Infraestrutura Avançada de Rede 5G (PPP 5G) e Plataforma Tecnológica Europeia para Redes de Comunicação e Serviços (ETP Networld 2020), Ericsson é a primeira fabricante a apoiar a iniciativa do novo laboratório de pesquisa e inovação da Telefônica, o 5TONIC,

A Ericsson (Nasdaq: ERIC) e operadora Telefónica acabam de assinar um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. Em conjunto, as duas empresas apoiarão as iniciativas já existentes e os novos projetos que irão impulsionar o desenvolvimento de tecnologias 5G e do ambiente empresarial em que elas podem evoluir, com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020, promovido pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020.

Uma das ações dessa parceria já iniciada é a recente criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. Esse novo laboratório, o 5TONIC, busca criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. A Ericsson é a primeira fabricante a aderir à iniciativa como parte de seu programa 5G para a Europa.

Ulf Ewaldsson, diretor chefe de Tecnologia da Ericsson, diz: "O 5G é uma jornada evolutiva e sua transição será gradual, com implantação de sistemas completos, onde iniciativas comerciais não estão previstas até 2020. Para atingirmos as capacidades esperadas do 5G, os investimentos e testes da nova tecnologia devem continuar, o que nos deixa orgulhosos pela parceria com a Telefónica".

Enrique Blanco, CTO do Grupo Telefónica, diz: "A Telefónica continua avançando em seu papel de liderança no desenvolvimento de tecnologias 5G, onde temos contribuído ativamente para projetos internacionais relevantes, associações industriais e organismos de normalização. Vemos o lançamento do 5G não como uma data no futuro, mas como um ecossistema de desenvolvimento que precisa começar agora. Através deste acordo e de outras iniciativas, seremos capazes de priorizar as funções e serviços de rede que se tornarão parte das redes 5G em um futuro próximo".

Entre as iniciativas conjuntas das empresas estão a investigação, debate, testes de campo e demonstrações de tecnologia e equipamento para apoiar eventuais arquiteturas de rede 5G, comunicações, serviços e aplicações. Através deste trabalho, a Ericsson e a Telefónica irão desenvolver um trabalho conjunto de estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado em uma arquitetura de rede virtualizada.

A Ericsson está liderando e conduzindo os padrões de trabalho do 5G a partir da investigação exploratória atual através de pré-padronização das atividades de normalização e em conjunto com os organismos de normalização globais e grupos industriais. Através de avanços tecnológicos fundamentais como os de Protótipos de Rádio 5G da Ericsson, que incluem design da antena, MIMO e beamforming avançados, a Ericsson e seus clientes serão os principais players na definição da próxima geração de tecnologia de rede móvel durante todo o percurso até a comercialização.

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada — uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável.

Nossos serviços, softwares e infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades.

Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente.

Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2015, a empresa gerou receitas de 246,9 bilhões de coroas suecas (US$ 29,4 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores Nasdaq OMX (Estocolmo) e Nasdaq (Nova York).

Na América Latina estamos presente desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região. | www.ericsson.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira