Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 09:32

Service IT Solutions apóia governança de TI da AES Sul

A Service IT Solutions, empresa especializada em consultoria e prestação de serviços de TI, amplia sua parceria com a AES Sul – subsidiária da AES Corporation –, e passa a atuar também no planejamento da gestão de TI da companhia.

São Paulo – A parceria teve início desde a fundação da AES Sul no RS, em 1998, quando a Service IT Solutions participou dos projetos de implantação da infra-estrutura dos novos sistemas da distribuidora gaúcha de energia. Em 2001, além do suporte, a Service IT Solutions passou a monitorar e administrar o ambiente que sustentava os principais sistemas da empresa. Já nessa época, juntas, AES e Service implantaram processos baseados no ITIL que aumentaram a qualidade dos serviços prestados por TI. Em 2003, após uma decisão estratégica da TI da AES Sul, a Service IT Solutions passou a atuar no outsourcing da infra-estrutura, que incluiu o atendimento aos usuários (remoto e local), administração e suporte de sistemas, redes, storage e servidores, abrangendo as 35 unidades do RS.

No entanto, as exigências do negócio aumentaram, tanto regionalmente quanto nacional e mundialmente. Além de atender as demandas da AES Sul, a equipe de TI passou a ter o desafio de consolidar sistemas, processos, redes, segurança, controles SOX, auditorias internas e externas, além da integração de todos os fornecedores e da continuidade dos níveis de serviços prestados. Frente aos novos desafios, a AES Sul implantou em 2007 um novo modelo de gestão, com um parceiro de outsourcing não apenas operacional, mas que apóie o planejamento. Para isso, foi elaborada uma estrutura de gestão por processos, sustentados por uma matriz de responsabilidades técnicas e gerenciais, que auxiliam a governança de TI.

Desta forma, a Service IT Solutions passou a participar ativamente do planejamento, da gerência dos níveis de serviços e indicadores estratégicos de TI. E tem a responsabilidade de criar mecanismos que auxiliem na gestão, o que é feito através da consolidação do Service Support, Service Delivery (ITIL - Information Technology Infrastructure Library) e do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology).

Realizar a análise de tendência de demanda e oferta, criar e/ou complementar os Key Performance Indicators com o devido alinhamento do negócio, implantar controles SOX (Sarbanes e Oxley), refazer a análise de risco e impacto dos componentes, auxiliar na priorização de investimento e desenhar processos a nível global são alguns exemplos do que será feito.

“A AES nos deixou à vontade para ir além do SLA, em benefício ao negócio. Diminuímos o caráter externo do outsourcing, valorizando a equipe e fortalecendo a TI. Estendemos a prática do ITIL e do COBIT na operação e gestão de TI.” afirma Cristiano Machado, Gerente de Contrato da Service IT Solutions, que atende exclusivamente ao projeto da AES Sul.

A AES Sul já conta com um novo serviço resultante dessa mudança: um Centro de Continuidade dos Serviços cujo objetivo é atuar na prevenção, detecção, comunicação e planos de recuperação, desafogando o Service Desk. O novo serviço é composto por um NOC (Network Operation Center) com um operador 24 horas por dia, 365 dias por ano monitorando os serviços de TI, e também por um processo de comunicação que envia SMS para a TI e áreas de negócio informando o impacto ao negócio, pela gestão da disponibilidade, capacidade/performance e continuidade.

“Desde 2004, a AES Sul vem reforçando o rigor de seus controles de auditoria interna nos processos de atendimento de TI, por ocasião da constante necessidade da empresa de adequação à norma americana de governança corporativa Sarbanes Oxley. A capacidade de adaptação da Service IT Solutions para ajustar seus processos de fornecimento de serviços de TI tem nos ajudado a garantir esta certificação", afirma Eduardo Hintz, CIO da AES Sul.

Perfil da Service IT Solutions - A Service IT Solutions é uma empresa de serviços e consultoria em infra-estrutura de TI. Sua estrutura está dividida em três Unidades de negócios: . Centro de Gerência (responsável pela administração, suporte e operação de TI) | . Área de Serviços Profissionais (responsável por implementações de alta disponibilidade, backup, gerenciamento de ambientes, entre outros) | . Área de Representação Comercial, que realiza consultoria e elaboração de projetos de infra-estrutura de TI.

A Service IT Solutions é um dos mais importantes Business Partners da IBM, da VMware e da Oracle na América Latina, provendo soluções por meio de profissionais capacitados, prestando serviços que envolvem alta tecnologia. A Service IT possui uma estrutura para atender todo o mercado da América Latina, com escritórios em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Brasília e Buenos Aires.

Na lista de clientes estão: Gerdau, Vivo, HSBC, AES Sul, Rio Grande Energia, Brasil Telecom, Carrefour, Telefônica, Gol Transportes Aéreos, C&C, Holcim, 3M, Braskem, Copesul, Terra, Ipiranga, Mercúrio Logística, Sicredi, Editora Saraiva, Basf, Avon,Orbitall, Mapfre Seguros, entre outros. Site www.service.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira