Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2016 - 07:15

Linx atinge R$505,2 milhões de receita bruta em 2015, aumento de 22,3%

Receitas recorrentes e cross-sell consolidam resultado e apontam resiliência da empresa, mesmo em ano difícil para o varejo.

São Paulo— A Linx, empresa líder em tecnologia de gestão para o varejo, encerrou 2015 com receita operacional bruta de R$505,2 milhões, incremento de 22,3% em relação ao ano anterior. A receita operacional líquida foi de R$449,2 milhões em 2015, representando crescimento de 21,8% em comparação aos R$368,8 milhões em 2014.

A receita operacional bruta é fruto da combinação da receita recorrente e de serviços, ambas mantendo a tendência de alta. Em 2015, a receita recorrente atingiu R$409,8 milhões, com crescimento de 25,7% sobre 2014, e equivalente a 81% da receita bruta. O Ebitda da empresa foi de R$121,6 milhões, 16,5% acima do valor obtido em 2014, e a margem EBITDA em 2015 foi de 27,1%. O lucro caixa atingiu R$101,8 milhões, 4,3% maior em relação ao ano anterior.

Já o 4T15, apresentou receita operacional bruta de R$138,8 milhões, um crescimento de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita operacional líquida foi de R$121,8 milhões, incremento de 18,7% em comparação aos R$102,6 milhões do 4T14. Ainda no período, a receita recorrente registrada atingiu R$112,5 milhões, com crescimento de 26,7% sobre o 4T14, e equivalente a 81% da receita bruta. A Margem Ebitda foi de 26,5% e o lucro caixa atingiu R$25,5 milhões, 13,9% maior que no último trimestre de 2014.

Crescimento Linx X retração do varejo — Ainda que o varejo não tenha apresentado os melhores resultados em 2015, a Linx manteve seu ritmo de crescimento e vislumbra o “cross-sell” como aspecto fundamental para este movimento. “Com a desaceleração no ritmo de abertura de lojas, o mercado necessita de ganho de eficiência e encantamento do cliente. Com soluções tecnológicas apropriadas é possível otimizar processos, gerar economia de recursos e proporcionar experiência diferenciada ao consumidor. Desta forma, reforçamos a venda de ofertas complementares aos softwares de POS e ERP para nossa base”, afirma Dennis Herszkowicz, vice-presidente financeiro e de RI da Linx.

Ainda de acordo com Herszkowicz, o resultado demonstra a resiliência do modelo de negócios baseado em receitas recorrentes, “lock-in” com a base de clientes, inclusive com aumento da qualidade no atendimento, diversificação de verticais, geografias e portfólio. Os destaques de 2015 ficaram por conta dos segmentos: food service, farmácias, postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Inclusão no Índice Brasil 100 - IBrX 100 — Em 1º de janeiro de 2016, a Linx passou a integrar a carteira teórica do índice IBrX100 da BM&FBovespa para o quadrimestre de janeiro a abril deste ano. O indicador é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro. Essas ações são ponderadas na carteira do índice pelo seu respectivo número de ações disponíveis à negociação no mercado.

A participação relativa da LINX3 na composição total do índice é de 0,195% com base em 18 de fevereiro de 2016. “A entrada da Linx na carteira é um importante indicador para o investidor da liquidez do papel. A previsibilidade do modelo de negócios e os bons resultados da companhia refletem diretamente no preço das ações, que hoje estão em sua máxima histórica”, conclui Herszkowicz.

Linx —Com mais de 30 anos de atuação, a Linx é especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor varejista no Brasil. Líder brasileira*, a companhia atingiu a posição oferecendo tecnologia inovadora e escalável e profundo conhecimento da cadeia de valor em cada segmento no qual está presente. A Linx consolida-se no mercado e tem sua expansão sustentada por uma cultura que acolhe novos conhecimentos, identidades, experiências e valores, são mais de 2.800 colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 12 filiais em sete estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil, atendendo uma base ampla e diversificada de mais de 38 mil varejistas. Com ações negociadas em bolsa desde fevereiro de 2013, para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a companhia oferece também soluções em nuvem, conectividade, além de outros serviços. | *Fonte: IDC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira