Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2016 - 07:49

ABIEC promove ações para ampliar negócios e fortalecer relacionamento com mercado árabe

Associação e 18 frigoríficos participam da feira Gulfood, nos Emirados Árabes Unidos; entidade realizará também churrascos em Dubai e Riade.

Com a finalidade de ampliar sua presença no mercado árabe, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) realiza, neste mês de fevereiro, ações para promoção da carne bovina brasileira nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e na Arábia Saudita. As ações brasileiras contam com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da ABIEC no projeto Brazilian Beef.

A programação tem início com a presença na Gulfood, uma das maiores e mais importantes feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece em Dubai (EAU), entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

A ABIEC e 18 empresas associadas – Astra, Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Mataboi, Marfrig, Minerva, Mondelli, Oderich, Plena e Xinguara – estarão presentes no evento para promoção e divulgação da carne bovina brasileira. Para o tradicional churrasco, realizado dentro do estande brasileiro, a ABIEC levará 350 quilos de carne, entre filé mignon, filé de costela e picanha, que serão servidos para os visitantes do espaço.

A novidade neste ano será a realização de um evento especial, o Celebrating Gourmet Brazilian Beef, em que três chefes vão preparar pratos inspirados nas cozinhas brasileira, libanesa e africana, utilizando a carne bovina brasileira. O evento, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, no hotel The Palace, em Dubai, é promovido em parceria com a Associação Brasileira de Angus, e contará com a presença de jornalistas, chefes de cozinha e mídia especializada.

“Este evento é parte do projeto Brazilian Beef, uma parceria com a Apex-Brasil, e integra nossas ações de promoção da carne gourmet brasileira, que tem como finalidade divulgar a qualidade do nosso produto”, afirma Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC.

Já na Arábia Saudita, a ABIEC promoverá um churrasco na residência do embaixador brasileiro para 250 convidados, em Riade. O objetivo é comemorar a reabertura do mercado saudita para a carne bovina brasileira, além de estreitar o relacionamento entre importadores e autoridades e exportadores brasileiros. Na ocasião, serão servidos 150 quilos de carne, entre picanha, filé de costela e filé mignon.

Mercado árabe —Em 2015, as exportações de carne bovina brasileira para os países árabes atingiram faturamento de US$ 1,4 bilhão, o equivalente a 24% do total exportado no ano. Somente os Emirados Árabes Unidos (EAU) importaram do Brasil, em 2015, 18 mil toneladas de carne bovina, gerando faturamento de US$ 84 milhões. “Esse é um mercado com grande potencial: os EAU, país formado por uma confederação de monarquias árabes, consome anualmente 108 mil toneladas de carne (85% são importadas), com expectativa de aumentar o consumo em até 8% até 2019. Já a Arábia Saudita, que recentemente suspendeu embargo à carne bovina brasileira, traz a possibilidade em curto prazo para o Brasil de exportar 40 mil toneladas de carne, com incremento de US$ 160 milhões no faturamento anual”, destaca Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

ABIEC — Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 28 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz 10 milhões de toneladas de carne bovina, 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.| www.abiec.com.br.

Brazilian Beef —Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 40 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira