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25/02/2016 - 06:45

Rio de Janeiro é a cidade mais atraente da América Latina, aponta ranking mundial GfK City Brands Index

Como sede dos Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro tem uma grande oportunidade para trabalhar estrategicamente para a conquista de uma posição de maior destaque na arena internacional”, destaca o diretor-geral do Grupo GfK no Brasil, Felipe Mendes. Pois, neste ranking já ocupou o 31ª e 33ª posição, hoje, 35ª.

São Paulo— O Rio de Janeiro é a 35ª cidade mais atraente do mundo de acordo com os resultados do Anholt-GfK City Brands Index 2015 (CBI) — estudo bianual da GfK que classifica a percepção global acerca de 50 cidades ao redor do mundo. O índice CBI é calculado com base em mais de 20 mil entrevistas que avaliam cada cidade em seis diferentes dimensões: a) Presença (status internacional); b) Lugar (atrações ao ar livre e transportes); c) Pré-requisitos básicos (acesso a acomodações e qualidade dos serviços públicos); d) Pessoas ( simpatia, diversidade cultural e sensação de segurança); e) Pulsação (opções de entretenimento e coisas interessantes para fazer); f) Potencial (oportunidades em negócios e educação).

O Rio ainda na frente de Buenos Aires e da Cidade do México — O Rio de Janeiro perdeu posições em comparação aos resultados das edições anteriores do CBI. Ficou na 31ª posição da lista em 2011 e na 33ª em 2013. Ainda assim a Cidade Maravilhosa conserva a melhor colocação da América Latina se mantendo à frente de Buenos Aires e da Cidade do México que em 2015 ficaram com a 40ª e 46ª classificações respectivamente.

Rio de Janeiro em seis dimensões — A visão detalhada da avaliação do Rio mostra em que posições a cidade ficou em cada um dos aspectos que compõem o índice geral. O quesito Pulsação, que considera opções de entretenimento oferecidas pela cidade, é aquele em que a cidade foi melhor avaliada, ficando com a 16ª colocação. A dimensão em que o Rio obteve a pior avaliação foi Pré-requisitos, que abrange aspectos como disponibilidade e acesso a acomodações e qualidade dos serviços públicos oferecidos. A tabela a seguir contém as posições alcançadas pela Cidade em cada um dos seis aspectos estudados.

Paris apresenta um dos maiores ganhos globais na pontuação, superando Sydney e Londres para retomar o primeiro lugar. Anteriormente, a Cidade Luz, havia perdido duas posições passando do primeiro lugar em 2011, para o terceiro em 2013. Berlim e Amsterdam deram saltos significativos e passaram a integrar a lista das 10 cidades mais admiradas do mundo. Washington D.C. agora está no limite do ranking.

Oportunidade — O diretor-geral do Grupo GfK no Brasil, Felipe Mendes, observa que as três principais cidades globais —Paris, Londres e Nova Iorque — perderam terreno nas dimensões específicas de Pré-requisitos e Pessoas, abrindo espaço no ranking para cidades como Berlim e Amsterdam. “Como sede dos Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro tem uma grande oportunidade para trabalhar estrategicamente para a conquista de uma posição de maior destaque na arena internacional”, destaca o executivo.

Olhando para as seis dimensões que compõem o índice geral, Londres, Paris e Nova York são vistos como as três melhores cidades por sua forte presença internacional. Quando se trata do Lugar, Paris lidera o ranking, seguida por Sydney e Roma. Para Pré-requisitos, Sydney é classificada no topo, seguida por Berlim e Amsterdam. Sydney também está classificada em primeiro lugar para Pessoas, seguida por Toronto e Amsterdam. Paris, Nova York e Londres receberam as melhores classificações por sua Pulsação. A dimensão Potencial tem como campeã a cidade Nova Iorque, com Londres e Sydney na segunda e terceira posições.

O estudo — O Anholt-GfK City Brands Index avalia a imagem de 50 cidades no que diz respeito a seis dimensões específicas. Para o estudo de 2015, foram realizadas 5166 entrevistas online com maiores de 18 anos nos seguintes países: Austrália, Brazil, China, França, Alemanha, Índia, Russia, Coréia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos . A amostra em cada país foi ponderada com base nos mais atualizados parâmetros populacionais e características demográficas importantes, incluindo idade, sexo e educação da população on-line no país. O trabalho de campo foi realizado de 10-23 setembro de 2015. As 50 cidades estudadas são: Europa: Amsterdam, Barcelona, ??Basileia, Berlim, Bruxelas, Dublin, Edimburgo, Genebra, Londres, Madrid, Milão, Paris, Roma, Estocolmo, Munique, Istambul, Moscou, Praga, Viena, Varsóvia. Ásia/ Pacífico: Auckland, Bangkok, Pequim, Hong Kong, Melbourne, Mumbai, Seul, Xangai, Cingapura, Sydney, Tóquio. América do Norte: Chicago, Denver, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, Seattle, Toronto, Washington DC, Dallas Fort Worth, Houston. América Latina: Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro. África e Oriente Médio: Cairo, Cidade do Cabo, Doha, Dubai, Durban, Johanesburgo.

Perfil de Simon Anholt —Simon Anholt é reconhecido como a maior autoridade do mundo em imagem e identidade nacional. professor Anholt foi vice-presidente do Conselho de Diplomacia Pública do Governo do Reino Unido durante vários anos, e trabalhou como consultor independente de política para chefes de Estado em mais de 50 países. Foi responsável pelo desenvolvimento dos conceitos do Nation Brands Index e City Brands Index em 2005. É presidente do Anholt Institute em Copenhague, fundador e editor emérito do jornal Place Branding and Public Diplomacy, além de “Brand New Justice”, “Brand America”, “Competitive Identity” e “Places: Image, Identity and Reputation”. Em 2009 foi agraciado com o prêmio Nobel Colloquia Prize for Economics, e em 2013 foi nomeado professor honorário em Ciências políticas pela Universidade de East Anglia.

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