Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 09:47

Gerdau Cosigua vai capacitar jovens da zona oeste do Rio de Janeiro para o mercado de trabalho

Parceria com a Fundação Projeto Pescar beneficiará 20 jovens da região onde a usina siderúrgica está instalada. Projeto irá oferecer o curso de construção civil e carpintaria a partir de 31 de março, as inscrições começam no daí 26 de fevreiro (terça-feira).

A Gerdau Cosigua – usina do Grupo Gerdau localizada em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro – firmou uma parceria com a Fundação Projeto Pescar e vai capacitar jovens de baixa renda para o exercício de uma profissão. A primeira turma beneficiará 20 alunos da região e oferecerá o curso de carpintaria para construção civil.

Os jovens interessados devem se inscrever na Escola Municipal Liberdade, em Santa Cruz, entre os dias 26 e 29 de fevereiro. A prova será aplicada no dia 1º de março, na própria escola. A previsão é que as aulas se iniciem no dia 31 de março. Para participar do projeto é necessário ter entre 17 e 19 anos e ter completado, pelo menos, a 7ª série. É obrigatório que o jovem esteja freqüentando a escola regularmente. A seleção dos alunos também contará visita domiciliar, dentre outras etapas.

O Projeto Pescar será realizado nas dependências da usina e terá duração de 11 meses. As aulas contam com a aplicação de ferramentas fornecidas pela Fundação Projeto Pescar, organização não-governamental criada em 1995 com a finalidade de envolver as empresas no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes de baixa renda. O Projeto Pescar, no entanto, existe desde 1976, idealizado pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck. Mais de 9,7 mil estudantes já passaram pelas franqueadas da Rede Pescar, que hoje conta com 103 unidades em 11 estados brasileiros e nove unidades na Argentina e Paraguai.

Além de promover a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão, o projeto estimula os jovens participantes a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania. As aulas vão acontecer de segunda a sexta e serão ministradas por voluntários externos e também da própria Gerdau Cosigua, com orientação de um colaborador da Gerdau capacitado para o projeto.

Num primeiro momento, o Projeto Pescar contará apenas com uma turma de 20 alunos. A expectativa é que nos próximos anos, após consolidado o projeto, a Gerdau Cosigua possa oferecer mais turmas, com a capacidade máxima determinada de 25 alunos por turma.

O nome do projeto é inspirado num provérbio do filósofo chinês Lao-Tsé: “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida”. “O Grupo Gerdau e a Fundação Projeto Pescar acreditam que promover oportunidades de preparação de adolescentes de baixa renda para o trabalho é uma maneira de estender os benefícios da educação a um segmento da população antes excluído e com poucas possibilidades de progresso pessoal e profissional, contribuindo para um desenvolvimento comunitário sustentado”, diz Nestor Mundstock, diretor-executivo da Gerdau Cosigua. | Projeto Pescar: http://www.projetopescar.org.br.

Perfil do Grupo Gerdau - O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,7 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira