Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 10:16

Qualificação dos trabalhadores do projeto de expansão da Klabin é destaque nacional

O investimento da Klabin na qualificação dos trabalhadores que atuam nas obras do Projeto de Expansão MA-1100, em Telêmaco Borba, ganhou destaque nacional.

Duas reportagens exibidas recentemente pela TV Globo, uma nacionalmente no Bom dia Brasil e outra em âmbito estadual, no Paraná TV 2ª Edição, mostraram que a empresa, em parceria com o Senai, promoveu treinamentos para mais de 1.500 pessoas que queriam participar das obras do Projeto.

Depois de participarem dos cursos, muitos jovens conseguiram seu primeiro emprego. Trabalhadores mais experientes também se qualificaram, aumentando seu salário mensal. Foram dados cursos para carpinteiros, pedreiros, montadores de andaimes, armador de ferragens, soldagem básica, instalação hidráulica e manutenção mecânica, entre outros.

Um dos trabalhadores entrevistados foi o ajudante de eletricista Luiz Fernando Lopes da Silva, da Ebapi, que há 5 meses atua no Projeto. “Este é o meu primeiro emprego. Não estava conseguindo trabalho em Telêmaco Borba até fazer o curso técnico em eletroeletrônica e instrumentação industrial”, contou. “Depois do curso, em menos de duas semanas fui contratado para trabalhar no Projeto de Expansão MA-1100.”

A história de Luiz Fernando mostra que para conseguir um bom emprego, ou crescer profissionalmente, não basta apenas ter talento ou força de vontade. Tem que trabalhar muito, desenvolver habilidades e, principalmente, se qualificar. “O mercado de trabalho atual exige um profissional com mais qualificação. Ainda quero fazer mais cursos e cursar a faculdade de Engenharia Elétrica”, diz Luiz Fernando, com entusiasmo.

Ademar dos Santos, montador de caldeiras da empresa Irmãos Passaúra, também foi entrevistado. Ele contou que, depois de fazer o curso profissionalizante, conseguiu uma colocação melhor no trabalho e dobrou o salário. “Graças a isso, reformei minha casa em Telêmaco Borba e comprei móveis novos”, disse.

Com a qualificação, muitos trabalhadores também se habilitaram para trabalhar em outras obras pelo Brasil. Ao final da obra, em razão da falta de qualificação da mão-de-obra no Brasil, muitas empresas já estão procurando trabalhadores para levar para outros projetos pelo País.

Cerca de 60% dos profissionais que trabalham na expansão da fábrica da Klabin - obras civis e na montagem industrial - são provenientes de Telêmaco Borba, cidades vizinhas e de outras localidades do Paraná. Para os trabalhadores que vieram de outros estados, a Klabin ofereceu acomodação em dois alojamentos, dotados de infra-estrutura de alimentação, ambulatorial e de lazer, com capacidade total para 3 mil pessoas. A Klabin está investindo no Projeto MA-1100 cerca de R$ 2,2 bilhões. O projeto deve estar concluído em março de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira