Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2016 - 06:55

Toxina Botulínica é usada no tratamento do Bruxismo

A dentista Dra. Ana Claudia Carbone fala sobre o mal que prejudica pelo menos 30% da população brasileira.

Muitos não sabem, mas dores de cabeça, zumbidos no ouvido e problemas na musculatura da face e do pescoço podem estar relacionados ao bruxismo. O mal que acomete cerca de 30% dos brasileiros caracteriza-se por ranger ou apertar os dentes e apesar de ser mais comum durante o sono, também pode ocorrer quando a pessoa está acordada, causando diversos danos aos dentes (fraturas e trincas),musculatura da cabeça e pescoço e retrações gengivais. Com a evolução dos tratamentos, hoje a odontologia dispõe até do uso de toxina botulínica em para tratar alguns casos.

O bruxismo pode ocorrer em qualquer idade sendo mais comum na idade adulta. Por estar muitas vezes ligado a ansiedade, recomenda-se o uso de medicamentos para controle da mesma, bem como atividades que diminuam o estresse. Segundo a Dra. Ana Claudia Carbone, o distúrbio pode desencadear dores de cabeça, dores de ouvido, trincas dentais, insônia, cansaço, entre outros problemas. “É um mal que merece muita atenção, pois como é um movimento involuntário, muitas vezes o paciente possui sintomas dolorosos e de difícil diagnostico, portanto até descobri a verdadeira causa, o paciente já passou por diversos profissionais, como otorrinos, neurologistas e outros”, explica a dentista.

O tratamento mais comum é o uso de uma placa de silicone ou acrílica e visitas periódicas ao dentista para acompanhar a evolução do caso. O bruxismo não pode ser curado, pois os sintomas podem ir e vir, mas fazendo o tratamento correto é possível diminuir os danos e levar a vida normalmente. “Hoje a utilização de alguns recursos estéticos colabora muito com a odontologia e o tratamento de alguns problemas, no consultório fazemos o uso de toxina botulínica na musculatura da face de alguns pacientes, para que ele pare de ranger os dentes, assim conseguimos anular a dor sem que hajam alterações estéticas”, conclui a Dra. Ana Claudia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira