Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2016 - 07:18

Mercado Livre registra receita líquida de US$ 651,8 milhões em 2015, crescimento de 17% no ano

Companhia alcançou 128,4 milhões de itens vendidos - número 27% maior do que o de 2014. Receita líquida do Mercado Livre no Brasil, maior mercado para a companhia, cresceu 50% em reais em 2015.

São Paulo— Mercado Livre (Nasdaq: MELI) [www.mercadolivre.com], companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, anuncia seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre e ao consolidado do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015.

Segundo Stelleo Tolda, vice-presidente executivo e COO do Mercado Livre, 2015 foi um dos melhores anos da história da companhia. “Conseguimos executar o plano estratégico traçado para o período e obtivemos resultados favoráveis nas principais iniciativas”. E a visão para 2016 permanece positiva. “Manteremos nossos principais esforços focados na inovação e na cultura organizacional que coloca o cliente no centro das nossas ações”, afirma.

Brasil — Maior mercado para a companhia, o Mercado Livre Brasil fechou o ano de 2015 com receita líquida de US$ 290,6 milhões - crescimento de 6% em dólares e de 50% em Reais. O crescimento na operação brasileira segue acelerado, tendo em vista que em 2014 a companhia cresceu 45% em Reais em comparação com 2013.

Principais resultados da companhia no ano de 2015: • Em 2015, 128,4 milhões de itens foram vendidos no marketplace do Mercado Livre, um crescimento de 27% sobre 2014. O volume bruto gerado pelas transações no site (GMV) foi de US$ 7,2 bilhões.

• O total de transações de pagamentos realizadas via Mercado Pago teve um crescimento de 73,7%, chegando a 80,4 milhões de operações e a um volume total pagamentos de US$ 5,2 bilhões.

• A receita líquida da companhia em 2015 foi de US$ 651,8 milhões, um crescimento de 17% sobre 2014.

• O lucro líquido do ano foi de US$ 105,8 milhões crescimento de 46% comparado a 2014.

Informações de destaque do quarto trimestre 2015 (Q4): • No quarto trimestre de 2015, 36,8 milhões de itens foram vendidos no Marketplace do Mercado Livre, um aumento de 27% sobre o mesmo período de 2014. O destaque foi o crescimento das operações na Argentina, de 58,2%.

• O volume bruto gerado pelas transações no quarto trimestre foi de US$ 2 bilhões, o que representa 85,8% de crescimento em moedas locais e 11,6% em dólares.

• Foram realizadas 25,4 milhões de transações de pagamento via Mercado Pago, 78,6% a mais do que no mesmo trimestre do ano anterior. O volume total de pagamentos foi de US$ 1,5 bilhão, crescimento de 97% em moeda constante e de 41,7% em dólares.

Oferta de serviços complementares ao marketplace (ecossistema) cada vez mais forte • Pelo terceiro trimestre consecutivo, a receita de Mercado Pago gerada por lojas fora do marketplace do Mercado Livre cresceu três dígitos em moedas locais, consolidando-se como um dos negócios de crescimento mais rápidos.

• Também no quarto trimestre de 2015, a receita gerada pelo serviço de financiamento oferecido por Mercado Pago cresceu 57% em moeda constante em relação ao período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado pela adoção do parcelamento sem juros, principalmente no Brasil, e pela resposta positiva a este formato de pagamento lançado no quarto trimestre também no México e na Argentina.

• A unidade de negócios Mercado Envios foi responsável pelo envio de 70% dos itens vendidos no Brasil durante o trimestre e por 50% do total vendido nos quatro países onde Mercado Envios é oferecido: Brasil, Argentina, México e Colômbia.

• MercadoLivre Publicidade cresceu 140% em moedas locais, resultado dos esforços em inovação e desenvolvimento de novos formatos de anúncios publicitários na plataforma.

• A penetração mobile se mantém em crescimento, com importante participação de pagamentos móveis peer to peer (transferência de valores entre pessoas) e do dispositivo de pagamentos móveis (mPOS).

• Até o final do quarto trimestre, foram integradas ao marketplace 1.580 lojas oficiais de grandes marcas, aprimorando ainda mais a qualidade dos produtos oferecidos.

• No último trimestre de 2015, o Mercado Livre abriu operação em três novas localidades: Bolívia, Paraguai e Guatemala. Ao todo são agora 16 países.

• O NPS (Net Promoter Score) - índice de satisfação - cresceu pelo décimo trimestre consecutivo, impulsionado pelos investimentos e esforços para garantir a melhor experiência ao usuário na plataforma.

Destaques Financeiros do quarto trimestre — • A receita líquida da companhia no quarto trimestre foi de US$ 180,7 milhões, um crescimento de 12% em dólares e de 69% em moeda constante ano contra ano. Excluindo a Venezuela*, a receita líquida cresceu 13,6% em dólar e 51,3% em moedas locais.

• O crescimento da unidade de Marketplace foi de 63% em moeda constante e de 2% em dólares, enquanto a receita das outras unidades de negócio cresceu 79% em moeda constante e 30% em dólares, impulsionada principalmente pelo desempenho do MercadoPago, Envios e Publicidade.

• O lucro líquido no quarto trimestre de 2015 foi de US$ 39 milhões - crescimento de 14% em relação a 2014.

A tabela abaixo resume os resultados do quarto trimestre de 2015 comparados ao mesmo período de 2014.

Tabela de crescimento de receita por país ano a ano por trimestre, em moeda constante:

*Excluindo Venezuela: Devido às atuais distorções e a hiperinflação na Venezuela, os dados de crescimento da companhia excluem o impacto dos resultados das operações da filial venezuelana. Anunciar os dados desta forma permite aos investidores avaliar o resultado operacional da companhia de período a período sem as distorções causadas pela hiperinflação da Venezuela e suas regras com taxas de câmbio.

O MercadoLivre —Fundado em 1999, o MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina e presente em 16 países. Por meio de suas áreas de negócios MercadoLivre.com, MercadoPago, MercadoLivre Classificados, MercadoShops, Mercadolivre Publicidade, MercadoEnvios e KPL, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 144 milhões de usuários registrados e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. Em abril de 2015, o MercadoLivre Brasil adquiriu a empresa KPL Soluções, provedora de ferramentas de gestão para o e-commerce. Com a KPL, o MercadoLivre passa a oferecer sistemas de ERP e back-office para empresas de e-commerce — mais um serviço de seu ecossistema de soluções.

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta, décimo site mais acessado no Brasil e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira