Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2016 - 06:20

Zika vírus induz a morte de células neurais humanas e prejudica seu crescimento

Descoberta é resultado de estudo conjunto de pesquisadores do IDOR e da UFRJ.

O Zika vírus é o causador do surto de microcefalia observado no Brasil desde o fim de 2015? Pesquisadores brasileiros do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão cada vez mais próximos de responder afirmativamente esta pergunta que tem assombrado a população nos últimos meses.

A partir de células-tronco humanas reprogramadas, os cientistas liderados pelo Dr. Stevens Rehen, neurocientista do IDOR e da UFRJ, geraram em laboratório estruturas organoides similares a um cérebro humano em desenvolvimento. A partir daí, infectaram estas estruturas com o Zika a fim de observar o comportamento do vírus em relação a estas células.

“Os organoides cerebrais representam excelentes modelos para a investigação de distúrbios de neurodesenvolvimento, uma vez que podem mimetizar, in vitro, várias características da formação do cérebro humano, nos ajudando a desvendar os mecanismos de diversas doenças”, explica Rehen.

A pesquisa demonstrou que o Zika vírus infecta células neurais causando sua morte e reduzindo o crescimento dos organoides cerebrais em 40%. “Estes resultados podem desvendar algumas das principais características da infecção por Zika no cérebro em desenvolvimento”, afirma Patrícia Garcez, professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, especializada em microcefalia e coautora da pesquisa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira