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08/03/2016 - 07:37

Kassab visita obras do VLT e da Linha 4 do metrô do Rio

O governo federal executa as obras no Rio de Janeiro relacionadas de forma direta e indireta aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Em abril, a população do Rio de Janeiro (RJ) deverá ter à disposição o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trajeto Rodoviária-Cinelândia, o primeiro a ser inaugurado, com 18 estações, e que vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária. Também nos próximos meses, os cariocas ganharão cinco estações da Linha 4 do metrô. As estações interligarão Ipanema e Barra da Tijuca. O ministro Gilberto Kassab estará no dia 07 de março(segunda-feira), vistoriando as obras, juntamente com o prefeito Eduardo Paes e o governador, Luiz Fernando Pezão.

Além do VLT e do Metrô, estão sendo construídos mais dois BRTs. Um deles será entregue ainda neste ano. Trata-se da expansão do lote zero do Transoeste, entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, onde haverá integração com a Linha 4 do metrô. O outro é o BRT Transbrasil (entre Caju e Deodoro), com conclusão prevista para 2017.

Está prevista também a ampliação do Elevado do Joá, que vai ajudar a reduzir os congestionamentos entre a Barra e a Zona Sul. A cidade receberá ainda uma nova via expressa (Transolímpico) — que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. A obra é um dos legados dos Jogos de 2016 e a inauguração está marcada para junho. Ao todo, serão mais de cem ônibus articulados

O VLT ligará o Centro e a região portuária em 28 quilômetros e 32 paradas. A sua operação será 24 horas por dia nos sete dias da semana. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont).

O sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades por meio de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio.

A distância média entre as paradas será de 400 metros. Serão 32 trens e cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.

As estações e pontos de parada terão plataformas acessíveis a todos os usuários de forma fácil, segura e confortável. As plataformas contarão com linha de piso tátil (próprio para portadores de deficiência visual) em toda a sua extensão e rampas de acesso suaves e antiderrapantes.

Metrô —A Linha 4 que ligará Ipanema a Barra da Tijuca vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. O projeto é o maior legado em transporte e mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

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