Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 10:39

"68: Destinos. Passeata dos 100 Mil"

O Livro "68: Destinos. Passeata dos 100 Mil" será lançado no dia 26 de março, às 19h30, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon – Rua Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A, Rio de Janeiro O livro fala da fotografia memorável e única – do fotógrafo Evandro Teixeira – por suas características e pelo que representa: um retrato de uma geração, reunida na Cinelândia, Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968, para a Passeata dos 100 Mil.

O livro de 120 páginas, editado pela Textual, conta a trajetória de vida de 100 pessoas captadas pela lente de Evandro Teixeira na passeata. Ao pinçar daquela imagem esses rostos e resgatar a história de cada uma dessas pessoas, a história do Brasil nas últimas quatro décadas também está sendo contada.

Como registrou o jornalista Marcos Sá Corrêa, trata-se de um caso raro de fotografia de multidão em que é possível reconhecer com clareza praticamente todos os rostos das pessoas reunidas ali.

Não é à toa que, a cada vez em que a célebre fotografia é tornada pública, seja em livro ou exposição, pessoas se encontram, se reconhecem, se identificam naquela multidão. E, imediata e instintivamente, se transportam para aquele momento, revivendo o impacto daquela época sobre suas vidas.

As 100 pessoas selecionadas na foto fotografadas novamente por Evandro na Candelária e contaram a sua história, lembraram o que as levou até a Passeata dos Cem Mil, como suas vidas transcorreram dali para frente e o que elas fazem hoje. Há histórias de tristeza, histórias nostálgicas, histórias felizes. Há também histórias de amor, como as de pelo menos três casais formados meses ou anos depois da manifestação, e que ainda hoje estão juntos. Ao rever a foto, eles descobriram que ambos aparecem ali – quando nem mesmo se conheciam.

Para contar a história daquela manifestação, e da História que ela sintetiza, reflete e provoca, o livro reúne textos de Vladimir Palmeira, Fernando Gabeira, Marcos Sá Corrêa, Augusto Nunes e Fritz Utzeri.

Mas, principalmente, se baseia no olhar de Evandro Teixeira. Um olhar que, por trás da câmera, jamais deixou escapar o momento ideal para eternizar as histórias, e a História do seu país. O livro conta com patrocínio da Petrobras e será lançado em março de 2008, quarenta anos depois da passeata.

Fotógrafo do Jornal do Brasil, Evandro Teixeira recebeu, entre outros, o Prêmio Especial da Unesco no Concurso Internacional "A Família", em Tóquio, Japão (1993), e os Prêmios do Concurso Internacional da Nikon, Japão, 1991 e 1975 e da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Miami, EUA.

Editou em 1983 o seu livro “Fotojornalismo”, registrando acontecimentos nacionais e internacionais marcantes desde a década de 60, com prefácio e texto do poeta Carlos Drummond de Andrade e dos escritores Otto Lara Resende e Antonio Callado. Em 1988, lançou a segunda edição ampliada do livro, no Rio, São Paulo e Basel (Suíça). Em 1992, “Fotojornalismo” foi incluído no acervo da Biblioteca do Centro de Artes Georges Pompidou, Paris, França.

Em 1994, tem o currículo incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia, onde estão registrados os maiores fotógrafos do mundo. Suas fotos fazem parte dos acervos do: Museu de Belas Artes, Zurique, Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Cali, Colômbia; Masp, São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

Já realizou exposições individuais nas principais capitais do mundo e em várias cidades do Brasil. Foi jurado de prêmios nacionais e internacionais de fotografia/jornalismo. Em 1997, lançou o livro “Canudos, 100 anos”, um registro histórico do cenário da guerra e de seus sobreviventes, todos com mais de 100 anos, e seus herdeiros. Em 2002, lançou “O Livro das Águas”, registrando o impacto do programa de irrigação na vida dos sertanejos do Rio Grande do Norte.

Em 2004, Evandro teve sua vida e obra retratada em um documentário, exibido nacionalmente: “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”.

EM 2005, editou o livro “Vou Viver”, com fotografias exclusivas da morte do poeta Pablo Neruda, durante a época do golpe militar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira