Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2016 - 08:21

Apex-Brasil levará 37 empresas inovadoras para o SXSW nos EUA

Participação brasileira será focada em negócios e reforçará o posicionamento do país no setor da Economia Criativa, com foco em games, propaganda, filmes, música, TI e inovação.

Já pensou em uma tecnologia capaz de, ao mesmo tempo, lavar suas roupas, purificar a água e ainda reduzir doenças como vírus e bactérias? Pois empresários brasileiros já pensaram nisso e essa é uma das ideias inovadoras que o Brasil vai apresentar no South by Southwest (SXSW), festival que acontece entre 11 e 20 de março, em Austin (EUA). Coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 37 empresas de Economia Criativa (setor que reúne games, propaganda, música, filmes, tecnologia e inovação) mostrarão no Trade Show do evento produtos e serviços inovadores criados em território nacional.

Os empresários brasileiros vão exibir desde tecnologias para cálculos de construção civil até produtos capazes de promover networking, aproximação entre marcas e clientes, financiamento coletivo para músicos e bandas, controle logístico de cargas e caminhões, incluindo ainda games como plataforma para educação, produtoras de filmes e propaganda, design e música. A expectativa é gerar US$ 18 milhões em negócios.

Nesta edição, as empresas brasileiras estarão divididas em três modalidades de participação: Trade Show, Silver e Platinum Connections, plataformas desenvolvidas para atender aos diferentes níveis de maturidade das empresas do setor de economia criativa. Na primeira, nove empresas integrarão o estande brasileiro no SXSW, coordenado pela Apex-Brasil. Entre os destaques estão empresas que atuam em segurança da informação, comércio eletrônico, branding, propaganda, entre outros.

O espaço também reserva lugar para o Youtube Brasil, que levará ao SXSW os maiores sucessos nacionais na plataforma, como Parafernalha, Dani Noce e Galinha Pintadinha. Já as plataformas Silver e Platinum Connection concentram as demais 25 empresas participantes e são integradas por empresas com experiência em negócios internacionais, mas que ainda não participaram de festivais como o SXSW (Platinum) e aquelas que realizam negócios internacionais e têm experiência prévia em eventos similares ao SXSW (Silver).

A Apex-Brasil no SXSW —A Apex-Brasil está presente no festival South by Southwest (SXSW) desde 2014. No primeiro ano, a Agência coordenou a participação de 57 empresas nesta ação nos Estados Unidos, que rendeu US$ 5 milhões. As startups brasileiras finalizaram sua participação no evento com a expectativa de captação de US$ 6,8 milhões para estruturar seus negócios ao longo dos 12 meses seguintes. Já em 2015 a presença brasileira coordenada pela Apex-Brasil gerou US$ 18,9 milhões em negócios realizados durante o festival e nos 12 meses seguintes ao evento, valor que superou bastante a estimativa inicial de US$ 7 milhões.

Criado em 1987, o evento South by Southwest (SXSW) começou, essencialmente, com foco na indústria fonográfica, tendo uma participação inicial de aproximadamente 700 inscritos. Ao longo dos anos, o SXSW tornou-se uma plataforma importante e de alta visibilidade para a economia criativa mundial e, no setor de tecnologia, já foi palco do lançamento de grandes sucessos como o Twitter (2007) e o Foursquare (2009). O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas já estabelecidas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira