Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2016 - 07:48

Conferência em Birmingham debate redução no uso de antibióticos em aves

Especialista da Korin Agropecuária será um dos palestrantes do evento.

O médico veterinário Luiz Carlos Damattê Filho*, diretor industrial da Korin Agropecuária, pioneira na produção de frangos e ovos livres de antibióticos e com certificação de bem-estar animal, será palestrante no St David’s Poultry Conference em Birmingahm, na Inglaterra no dia 16 de março(quarta-feira). O evento terá como pauta principal “Antibiotic Reduction-The Next Step” destacando as soluções que as indústrias estão encontrando para viabilizar a redução no uso de antibióticos na criação de aves.

A Conferência reunirá alguns dos principais especialistas de todo o mundo na área para debater os avanços nessa questão. Damattê levará ao evento a expertise da Korin na produção em larga escala de aves livres de antibióticos. “No Brasil, experiências pioneiras realizadas desde 1991 na produção de frangos livre de antibióticos mostram melhorias a cada ano. Os índices de produtividade, que no início eram significativamente inferiores aos frangos em sistemas convencionais, atualmente mostram-se em muitos casos iguais. O acúmulo de experiências tem levado o método a soluções inovadoras, uma vez que as estratégias nutricionais se apoiam, cada vez mais, no uso de insumos naturais, como microrganismos e óleos essenciais de plantas na alimentação animal”, destaca.

O evento receberá ainda Richard Ducatelle, Professor de Patologia Veterinária da Universidade de Ghent, na Bélgica, que falará sobre a interação dos micróbios no intestino enquanto Colin Hill, professor de Microbiologia Segurança Alimentar da Universidade de Cork, na Irlanda, irá destacar sobre soluções naturais para infecções bacterianas. Dr. Stephen Collett, professor clínico na Poultry Diagnostic and Research Centre, Universidade da Geórgia, EUA, explanará sobre os princípios para reduzir o uso de antibióticos em aves, e como colocá-lo em prática na fazenda. Já o Dr. Linnea Newman, Diretor Técnico de Aves na Merck, dos Estados Unidos, vai mostrar como os agricultores norte-americanos estão retirando coccidiostáticos da alimentação sem um impacto negativo sobre a saúde do intestino das aves.

“Mais do que nunca é necessário que as empresas tomem posição nas questões éticas e humanitárias que envolvem o bem-estar dos animais e o uso de antibióticos. É de se esperar que as crescentes restrições ao uso de antibióticos direcionarão a produção num sentido mais favorável aos anseios deste crescente número de consumidores, beneficiando desta forma a qualidade e a segurança alimentar de toda a sociedade. Estamos honrados em levar um pouco do pioneirismo da Korin para produtores de todo o mundo”, diz Damattê. | O evento: http://www.stdavids-poultryteam.co.uk.

Luiz Carlos Demattê Filho* possui graduação em Medicina Veterinária pela UNESP - Botucatu (1986) e mestrado em Zootecnia - Área de Concentração Nutrição Animal pela mesma Universidade (2004). É doutor no Programa de Pós Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da ESALQ/CENA USP, (2014), cujo projeto de pesquisa analisou os reflexos socioeconômicos, ambientais e técnico-produtivos em um sistema produtivo de frangos naturais e orgânicos, tese que foi premiada pela CAPES, em 2015. Desde 2000, atua em cargos gerenciais na Korin Agropecuária Ltda., inicialmente como gerente de produção, gerente industrial e atualmente é diretor industrial e gestor de projetos, coordenando atividades ligadas à produção e industrialização de alimentos oriundos de modelos orgânicos, naturais e agroecológicos de produção. Atua também como responsável técnico da empresa. É Pós Graduado em Gestão Estratégica do Agronegócio pela FGV. Foi membro do Conselho de Certificação da Certificadora Mokiti Okada (CMO), foi presidente da AVAL Associação de Avicultura Alternativa de 2006 a 2011 e atualmente ocupa a função de Secretário Executivo. Na AVAL, coordenou os trabalhos que resultaram na elaboração do sistema de certificação de produção de frangos e ovos livres de antibióticos. É membro da CTAO - Câmara Setorial de Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento representando a Fundação Mokiti Okada na mesma. Tem experiência na área de Agricultura Sustentável, Agricultura e Pecuária Orgânica, Medicina Veterinária, Zootecnia, Nutrição Animal, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de novos produtos e Gestão Estratégica do Agronegócio. Mais recentemente assumiu a Coordenação Geral do Centro de Pesquisa em Agricultura Natural da Fundação Mokiti Okada - CPMO. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, onde permaneceu de Julho de 2012 a Janeiro de 2013 no Departamento de Agroecologia da Universidade de Aarhus na Dinamarca no programa de bolsa sanduiche.

A Korin Agropecuária Ltda., com sede na cidade de São Paulo, possui sua unidade produtiva no município de Ipeúna (SP) com capacidade de abate de 20 mil frangos por dia. Fundada em 1994, a empresa baseia toda a produção na filosofia do pensador japonês Mokiti Okada (1882-1955), que preconizou a Agricultura Natural, método agrícola sustentável que respeita o agricultor, vivifica o solo e não utiliza adubos químicos ou agrotóxicos. Sob o slogan “Sua vida com mais saúde”, a Korin produz e comercializa linhas orgânicas e sustentáveis de origem animal e vegetal como frangos, ovos, carne bovina, arroz, café, mel entre outros. A empresa é pioneira no Brasil na produção de frangos e ovos livres do uso de antibióticos, além de oferecer carne bovina do Pantanal sul-mato-grossense, em parceria com o WWF (World Wide Found for Nature) e a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica). Toda a produção é realizada por cooperativas e pequenos e médios produtores, incentivando a agricultura familiar e integrando valores ecológicos e sociais para garantir, não apenas a qualidade dos produtos, mas também sua qualidade de origem. | www.korin.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira