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26/02/2008 - 11:06

Negócios de bem-estar lucram diante de obesidade brasileira

Falta de tempo e vida agitada são as principais queixas dos brasileiros em resposta ao excesso de peso. Academias expressas e fast-food de saladas têm a solução.

Vida agitada e correria. Essa é a rotina de milhares de brasileiros. Falta tempo para tudo, inclusive para a prática de exercícios e alimentação com qualidade. O resultado são pessoas menos saudáveis e mais gordas. Segundo pesquisa divulgada pela Universidade de Brasília (UNB), 609 mil brasileiros com 20 anos ou mais têm obesidade mórbida. Isso representa 0,64% de todos os habitantes do país. Da década de 70 para cá houve um aumento de 255% no índice de obesidade mórbida no Brasil. Diante desta realidade, novos negócios nascem para mostrar uma forma diferente de estar bem com a balança e reeducar as pessoas.

Quando o americano John Kersh resolveu abrir em 2005 no Brasil a Citrus Gym, rede de academias expressas voltada para mulheres e homens, ele já sabia que a população brasileira apesar de viver em um país tropical, estava acima da média do peso, com problemas cardiovasculares e de obesidade crescente. Resolveu então montar um negócio que levasse uma forma rápida de estar de bem com o corpo e principalmente com a saúde. "Nas nossas academias, os alunos aprendem a gostar de praticar exercícios de forma prazerosa por meio de um circuito de exercícios que é finalizado em 30 minutos e com um treinamento personalizado. Os resultados são visíveis no corpo em pouco tempo", diz Kersh. A rede cresceu rapidamente e hoje conta com 12 unidades localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro e Paraná.

Na área de alimentação saudável, um negócio de sucesso e que está de olho nesta fatia de mercado é a Salad Creations, maior rede norte-americana de fast-food de saladas. A marca chegou ao País em dezembro passado, com a primeira unidade instalada no shopping Pátio Higienópolis, na capital paulistana, e outras quatro a serem abertas até abril em São Paulo, Curitiba e Distrito Federal. O conceito da empresa é único: oferecer comida rápida, bonita aos olhos - ou seja, capaz de abrir o apetite de quem vê -, e bastante saudável. Há um menu pré-definido e também existe a opção de os 'salad chefs' (atendentes) montarem os pratos - ou os bowls, como são chamados nos EUA - de acordo com a orientação dos clientes. Cada bowl tem capacidade de 950 ml. São mais de 40 opções de ingredientes frescos, 16 tipos de molhos (receitas próprias preparadas diariamente), carnes vermelhas, aves, peixes, wraps e grande diversidade de queijos, além de sucos naturais, chás, água de coco e sobremesas. "O público tem aceitado bem as nossas sugestões de saladas e muitos clientes voltam e passaram a frequentar aqui sempre. Hoje, comercializamos uma média de 100 a 130 bowls diários", disse Alexandre Botelho, diretor de marketing da Salad Creations. Somente no primeiro mês de atividades, a unidade Higienópolis da Salad Creations vendeu mais de 40 quilos de alface por dia.

Os negócios de bem- estar no Brasil reafirmam a tendência para o sucesso destas novas marcas. Segundo pesquisa recentemente realizada pela Fitness Brasil, empresa de eventos na área de saúde e bem-estar, no ano passado o segmento movimentou mais de US$ 55 bilhões no mundo e no Brasil o faturamento chegou à casa dos US$ 17 bilhões.

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