Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2016 - 08:13

O novo complexo do New World Trade Center recebeu soluções com alta tecnologia

Nas estruturas de concreto e nas fundações.

As estruturas de concreto armado e as fundações dos novos edifícios do complexo do World Trade Center, que foi remodelado após o atentado, com um memorial e 4 novas torres, na cidade de New York, nos Estados Unidos, receberem soluções com alta tecnologia no aço utilizado.

A torre mais alta do complexo(Free­dom Tower),possui 540 metros de altura, e é o edifício mais alto e Nova York e das Américas. A torre Freedom, foi projetada para suportar esforços muito maiores que os edifícios anteriores como o impacto de aviões com as cargas de aeronaves atuais e além de terremotos.

O reforço de aço do concreto armado tradicional era muito alto, principalmente nos primeiros andares do edifício e foi substituído pelo aço SAS 670/800, com tensões de escoamento e ruptura maiores que o aço comum, sendo necessários menos quilos de aço para suportar os mesmos esforços do projeto inicial,  baixando os custos com material e mão de obra, pois a armação de aço das estruturas já chegaram no canteiro de obras pré-montadas, somente sendo necessário o posicionamento das armaduras nas fôrmas do concreto armado e nas fundações. Na sigla SAS 670/800, o número 670/800 mostra a resistência do aço de 670 (Mpa) como tensão de escoamento e 800 (Mpa) como tensão de ruptura do aço.

Foram fornecidas 6.200 toneladas de aço de alta resistência SAS 670/800 para reforço das estruturas de concreto, inclusive das fundações, com diâmetros variando entre 43 e 75mm, com placas, porcas e luvas de emendas.

O aço utilizado na armadura do concreto armado e as luvas de emenda são de alta resistência e foram montados barra por barra. A montagem é simples, rápida e econômica, pois como é feito antes da montagem das estruturas, é possível diminuir o tempo de armação da estrutura e fazer uma programação da mão de obra melhor.

Também foram utilizadas 450 toneladas de barras de aço especial SAS 835/1035 (85/105), com diâmetro de 75mm como tirantes de ancoragem protendidos na rocha e com dupla proteção anticorrosiva, inclusive na cabeça de ancoragem e conexões por luvas de emenda SAS.

O trabalho mais importante de fundação feito no World Trade Center, foi com a utilização da armação das fundações já pré montadas, o que diminuiu muito o prazo de execução das obras com o processo mais industrializado, reduzindo também o espaço necessário no canteiro de obras.

As fundações do prédio foram executadas com diversas soluções, como fundações rasas com grandes blocos de concreto apoiados diretamente na rocha, e em algumas partes com estacas e lajes de sub pressão calculadas para resistir a tração.

O aço SAS foi utilizado tanto para as fundações (como tirantes ancorados no terreno, com dupla proteção anticorrosiva, em estacas para lajes de subpressão, submetidas a tração) e como na infraestrutura de pilares e paredes dos edifícios, também para suportar os esforços de cisalhamento.

O novo World Trade Center é um orgulho para a engenharia, uma construção que tem mais de 540m de altura. Além de ter sido calculado para resistir ao impacto de aviões e terremotos, é um memorial em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro.

O período de construção do novo World Trade Center durou quase 6 anos. O projeto de arquitetura foi desenvolvido por Daniel Libeskind.

Características técnicas das Fundações: o novo World Trade Center teve a fundação e a estrutura de base projetadas com os mesmos conceitos de cálculo de estruturas, mas utilizando materiais com tecnologia alemã, como o exemplo abaixo:

Solução convencional: Área da seção de uma coluna de concreto armado:   1,823 m2 (100%) | .Área da seção de aço CA 50 (136 Ø 40mm): 1.638 cm2 (100%).

Redução do aço com aumento da resistência: .Área da seção de uma coluna de concreto armado: 1,823 m2 (100%) |.Área da seção de aço SAS 670/800 (20 Ø 75mm + 12 Ø 63,5mm): 1.259 cm2 (77%)

Redução da seção estrutural da coluna: .Área da seção de uma coluna de concreto armado:   1,00 m2 (55%) |. Área da seção de aço SAS 670/800 (36 Ø 75mm):1.580 cm2 (96%)

Conforme demonstrado acima com a utilização do Aço SAS 670/800gerou a redução nos custos com a estrutura do edifício.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira