Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2016 - 07:07

Uma flora intestinal mais saudável ao consumir grãos inteiros


Um ecossistema interior —Os “bichinhos” que habitam nossa barriga resultam ser mais importantes do que realmente acreditávamos. Alguns descobrimentos científicos na última década legitimou a estreita relação entre a flora microbiana intestinal e a saúde humana.

A microflora desempenha um papel importante não apenas na digestão e na assimilação dos alimentos, como também na capacidade de absorver nutrientes, na resposta imunológica, no metabolismo, na regulação do sonho e até mesmo no estado de animo.

Dentro dos intestinos existe um importante ecossistema que guarda um delicado equilíbrio. Desafortunadamente as bactérias benéficas são continuamente dizimadas pelo estresse, dieta, toxinas do meio ambiente e o uso de certos medicamentos como os antibióticos.

Isso pode causar grandes problemas, já que elas funcionam como uma primeira linha de defesa, triturando os alimentos consumidos, descompondo fibras que não são digeríveis para nosso organismo, lutando contra gérmenes, liberando energia, produzindo vitaminas e enzimas, e prevenindo a entrada de substâncias tóxicas nas paredes permeáveis do intestino.

Mantendo o equilíbrio —Quando o equilíbrio do microbioma é quebrado se desenvolve uma colônia de bactérias daninhas causando diarreia, gases, inflamação, fadiga, incapacidade para concentrar-se, insônia, depressão, dor nas articulações e brotoejas na pele.

Por isso é essencial consumir alimentos com probióticos (os bichinhos bons) e prebióticos (aqueles que comem os bichinhos), como os produtos que contém grãos inteiros, por exemplo, o pão de farinha de trigo elaborado com massa fermentada.

Benefícios dos grãos inteiros para a flora intestinal —De acordo com a Dra. Corrie Whisner, professora da Universidade do Arizona, o consumo de grãos inteiros está relacionado diretamente com a saúde da microbiota intestinal.

Um estudo comparativo realizado entre crianças europeias e de uma comunidade rural na África comprovou que os africanos adeptos a uma dieta similar a dos primeiros agricultores (baseada em grãos inteiros e fibra) apresentavam uma maior quantidade de bactérias benignas e uma menor quantidade de malignas, como Shigella e Escherichia. Os científicos concluíram que a microflora das crianças africanas evolucionou em razão de sua dieta rica em polissacarídeos, permitindo absorver a energia obtida da fibra e protegendo contra doenças do colón.

Os prebióticos encontrados nos grãos inteiros, como a inulina, lignina e frutooligossacarídeo, fornecem alimento para que as bactérias benéficas possam realizar suas funções. Além disso, estes prebióticos incrementam a absorção de minerais como o cálcio e o magnésio e reduzem os fatores de risco de câncer de colorretal.

Uma prova cruzada, onde os participantes fizeram um tratamento a base de cevada inteira e arroz integral, revelou que a ingestão de grãos inteiros produz alterações positivas na microbiota intestinal e proporciona melhoras fisiológicas relacionadas com desordens metabólicas.

Inclusive, científicos estudaram a possibilidade de utilizar os carboidratos não digestivos presentes no trigo como um prebiótico chave para reverter a disbiose que acompanha os casos de obesidade e excesso de peso.

Segundo outra investigação, publicada no Diário de Química Agrícola e Alimentaria dos Estados Unidos, o consumo de cereais produz um aumento nos números de colônias de bifidobacterium e lactobacilos (micro-organismos que diminuem a inflamação, ajudam ao sistema imunológico e favorecem a queima de gordura corporal).

Conclusão —Os grãos inteiros são súper alimentos porque trazem em sua composição vitaminas do complexo B, minerais, fitonutrientes e antioxidantes. Além disso, reduzem os fatores de risco de câncer, doenças cardiovasculares e desordens metabólicas. O melhor é que promovem o crescimento dos micro-organismos benéficos e permitem a correta absorção dos nutrientes.

Introduzir grãos inteiros no seu cardápio diário como parte de uma dieta saudável é uma forma eficaz de promover a saúde da microflora intestinal e por tanto de cuidar do bem estar geral.

Keywords: grãos inteiros, produtos de grãos inteiros, farinha de trigo, pão, massa fermentada, dieta saudável.

. Por: Rocío Río de la Loza, Health Coach.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira