Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2016 - 07:32

A Fisioterapia é essencial no tratamento da microcefalia

A microcefalia é uma condição neurológica rara, em que a cabeça e o cérebro da criança são relativamente menores do que os de outras crianças da mesma faixa etária. Geralmente essa alteração é detectada pelo médico nos primeiros exames após o nascimento da criança.

O que muitas pessoas desconhecem é o envolvimento de um grupo multidisciplinar no tratamento das crianças com microcefalia, que subsidiarão todos os cuidados necessários para a adaptação. “O tratamento da microcefalia deve ser acompanhado pelo pediatra e neurologista, contudo a Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia são essenciais para o desenvolvimento e progresso da criança”, afirma o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro (Sinfito-RJ), Dr. Diego Torres.

Os fisioterapeutas neurofuncionais em pediatria são responsáveis pelo trabalho da aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras e a interação com o ambiente. Para o Membro do Corpo Diretivo do SINFITO-RJ, Dr. Vinicius Martins, o acompanhamento do fisioterapeuta deve ser estimulado desde cedo. “Quanto mais a criança com microcefalia é estimulada, melhor o progresso da aprendizagem e controle motor”, explica.

Apesar de não ter cura, todos os estímulos dados à criança desde o primeiro momento são fundamentais. “Os profissionais das diferentes áreas devem trabalhar em conjunto, para que possam reinserir esse paciente socialmente, promovendo a reabilitação das suas funções básica”, conclui o Dr. Vinicius.| www.sinfitorj.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira