Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 11:15

Prefeituras saem na frente e aplicam curso de formação

A formação de professores para a educação básica é prioridade número um do Ministério da Educação. "As metas do Plano de Desenvolvimento da Educação só poderão ser cumpridas se tivermos professores bem formados", afirma o ministro Fernando Haddad.

Para especialistas na área de educação, esse trabalho de formação dos profissionais é indispensável e precisa ser pensado por todas as redes de ensino, particular ou pública, com ação do MEC ou não. "Sem o estudo e o exercício sistemático de pensar dos educadores não se conseguirá reverter os baixos indíces de desempenho dos alunos, bem como estaremos fadados a ouvir falar sobre a indisciplina dentro e fora da sala de aula", afirma Fátima Camargo, educadora e uma das fundadoras do Espaço Atual.

Pelo quarto ano consecutivo, o Espaço Atual desenvolve um trabalho de formação e qualificação de professores no município de Jaguariúna com coordenadores pedagógicos, diretores e equipe de supervisão do ensino fundamental I e II. E estende o trabalho para outras prefeituras do Estado de São Paulo.

Em 2006, entre maio e novembro, o trabalho aconteceu em Piracicaba com a equipe de 27 supervisores da rede municipal de ensino infantil e fundamental e em 2005, em Vinhedo, simultaneamente com a equipe técnica da secretaria municipal de educação e com o grupo de professores responsáveis pela educação infantil.

Envolvida na dinâmica das ações diárias, a escola, representada na ação de seus profissionais, parece ter pouca oportunidade para pensar e problematizar o seu cotidiano. "O trabalho de assessoria acena com ela e oportuniza o estudo, o questionamento do que já se sabe e do que já é feito e permite vislumbrar a possibilidade de criação e de produção do novo", explica Edmilson de Castro, educador e professor da rede pública por 18 anos, também coordenador do curso de formação de professores do Espaço Atual . |www.cgceducacao.com.br | Telefone (11) 3722-1164.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira