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17/03/2016 - 07:29

CMOs buscam modelos de negócios mais colaborativos para impulsionar a inovação

Estudo feito com 723 executivos de marketing em todo o mundo aponta que 67% guiam suas estratégias de acordo com as transformações tecnológicas.

São Paulo— A IBM anuncia o estudo “Redefinindo Mercados”, realizado com 723 CMOs (Chief Marketing Officers) de 18 indústrias no mundo todo, incluindo o Brasil. A pesquisa mostra as principais áreas-foco desses executivos para 2016 e aponta que o maior desafio é a tendência conhecida como “uberização”, na qual uma empresa com um modelo de negócio diferente do tradicional se transforma em um concorrente e vira um grande player do mercado. O estudo é um recorte do CxOs Study, realizado com líderes de diversas áreas, como finanças, RH, marketing, além de presidentes de empresas.

Dois terços dos CMOs globais entrevistados acreditam que o grande desafio de negócios que enfrentam atualmente é o da convergência industrial - tecnologias disruptivas rompendo barreiras que existiam entre indústrias anteriormente distintas. Como resultado, o estudo constata que 63% dos líderes de marketing estão priorizando seus investimentos para que clientes tenham experiências mais profundas e relevantes.

Como parte deste estudo, a IBM identificou dois subgrupos distintos de CMOs: os Desbravadores, vindos de empresas com elevados faturamentos e reputações igualmente fortes; e os Seguidores do Mercado, provenientes de negócios não tão bem sucedidos financeiramente e com perfis não tão bem estabelecidos. As diferenças entre os dois grupos foram as seguintes: . Os CMOs Desbravadores sentem que seu progresso em gerenciar a explosão de dados foi bem mais eficiente—47% contra os 27% dos Seguidores de Mercado.

. Além disso, esse grupo está mais focado em mapear a jornada do consumidor – 82%, comparado com os 65% dos Seguidores de Mercado.

. Para finalizar, os Desbravadores tendem a experimentar modelos de negócios mais abertos e colaborativos.

Os executivos entrevistados identificaram as quatro principais prioridades para 2016:. Enriquecer a interação: CMOs consideram a criação de experiências direcionadas aos clientes como sua principal prioridade. Três quartos dos líderes entrevistados utilizam marketing experimental e de eventos mais frequentemente do que o grupo de Seguidores de Mercado.

. Adotar a ruptura de antigos padrões criativos: 67% dos CMOs avaliam a direção de acordo com as transformações tecnológicas. Aqueles de organizações que estão na liderança são mais suscetíveis à adoção do que chamam de ruptura criativa e constroem, a partir disso, os modelos de negócios mais abertos e colaborativos para impulsionar efetivamente a inovação.

. Introduzir conhecimentos centrados em dados em toda decisão de marketing: Apesar dos grandes avanços na análise de dados feitos por CMOs, 60% deles se preparam para trazer mais conhecimento em campanhas de marketing nos próximos 3 a 5 anos.

. Aumentar a perspicácia digital: 79% dos CMOs planejam contratar funcionários com habilidades digitais para aperfeiçoar suas iniciativas. A maioria deles procura recursos fora de seus próprios negócios – três quartos (74%) dos CMOs planejam parceria com outras empresas para aproveitar seus conhecimentos digitais ou trabalhar com empresas de consultoria. [www.ibm.com/br].

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