Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2016 - 06:41

A Voz das Mulheres Moçambicanas no Brasil


O Regresso do Morto, obra do premiado escritor moçambicano Suleiman Cassamo, chega agora, pela primeira vez ao Brasil, pela editora Kapulana. Através de dez contos, o autor traz aos leitores marcas da cultura moçambicana em histórias conduzidas, principalmente, por mulheres, como Ngilina, Laurinda, Nyeleti e Madalena.

Pelas narrativas de Cassamo, se percebe de um lado, a dor, e de outro, a resistência que enfrentam as mulheres em meio a tanta violência e exclusão. São relatos que narram sofrimentos em meio à opressão e morte e também entre a resistência e a vida.

“Laurinda mordeu, outra vez, o lábio; desta vez com mais força. Sentiu o sangue na língua. Que o sangue sabia a sal, há muito sabia. Mas misturado com raiva tinha um sabor novo, sabia a merda.” (Suleiman Cassamo, em “Laurinda, tu vai mbunhar”)

A forte presença da cultura oral se destaca pela presença de expressões africanas nos textos. No final do livro, inclusive, há um glossário de termos utilizados pelo autor. A obra ainda traz belíssimas ilustrações nas aberturas de cada conto da talentosa artista brasileira Mariana Fujisawa e prefácio da Profa. Rita Chaves, da USP, pesquisadora brasileira das literaturas africanas de Língua Portuguesa.

Física e simbólica, a violência constitui uma presença de relevo nas vidas que se representam em cada conto. De maneira intensa, ela toca a mulher, que está situada na ponta extrema da injustiça social e individual nessas sociedades em que a sobrevivência é uma luta diária, e tantas vezes fadada ao fracasso. (Prefácio de Rita Chaves)

A obra é a primeira publicada pelo renomado escritor Suleiman Cassamo no Brasil e é um dos destaques da coleção Vozes da África, da editora. O livro teve sua primeira edição publicada em Moçambique no ano de 1989. | http://www.kapulana.com.br.

O autor: Suleiman Cassamo, filho de pai de origem asiática e de mãe ronga, nasceu em 1962, no distrito de Marracuene, Maputo, sul de Moçambique. É licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Gestão Empresarial, pela Universidade Eduardo Mondlane, onde é docente há 25 anos. Foi Secretário Geral da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) no biênio de 1997-1999. É escritor com obra reconhecida internacionalmente, tendo já recebido prêmios europeus e africanos. Desde os anos de 1980, colabora com a imprensa de Moçambique, principalmente com contos e crônicas (Revista Charrua, Gazeta de Artes e Letras, Eco, Forja, Jornal Notícias). Tem participado de conferências em Angola, Brasil, Espanha, França, Moçambique, Portugal e Suíça. É fluente em Português e Ronga, e se expressa também em Francês e Inglês.

Sobre a ilustradora: Mariana Fujisawa é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Fez intercâmbio pela CAPES/AULP na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, em 2014. Possui iniciações científicas na área de Comunicações (bolsa Fapesp-2012) e Literatura Angolana (bolsa RUSP-2014). É ilustradora de livros e de outros projetos em diálogo interartístico e revisora de teses e trabalhos acadêmicos.

Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas também africanos.

Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

Editora Kapulana | ISBN: 978-85-68846-11-7| Tamanho: 15 x 21 96 Páginas | Preço: R$ 32,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira